sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carvalho, um anjo de luz na imensidão cósmica


"O ser humano desconhece as mecânicas material, celeste, racional e do Verdadeiro Deus, que regem a matéria, o cosmos e todo o universo conhecido e desconhecido. Por isso, não encontra explicações para acontecimentos visíveis, pois eles se encontram no mundo invisível e incompreensível ao ente humano..."

Com Nova Friburgo na certidão de nascimento, mas com Macuco no coração, Carvalho adotou essa terra desde que começou a trabalhar como policial responsável pela segurança do antigo Banerj (hoje Itaú) de Macuco, então distrito de Cordeiro. 

Recebeu do então do vereador e seu grande amigo Rogério Bianquini o título de Cidadão Cordeirense. Depois da emancipação de Macuco, continuou trabalhando ao lado de Rogério e quando Rogério foi eleito vice-prefeito de Macuco, na chapa com Maurício Bittencourt, Alexandre Luz Carvalho - ou simplesmente Carvalho -  se elegeu vereador, como um dos mais votados do novo município. Assim, pôde trabalhar mais pelo município, mas seu empenho não foi suficiente para reelegê-lo. Mas mesmo assim, sem mandato, continuou trabalhando com afinco pela população pobre de Macuco.
Amado por todos os macucoenses, principalmente pelas crianças, mulheres e idosos, Carvalho sempre tratava a todos com muito carinho e uma palavra de consolo. Mais do que isso: era capaz de tirar a própria camisa do corpo para agasalhar quem tinha frio e dividir seu prato de comida com alguém faminto, num total desapego às coisas materiais.

Seu grande coração o fazia querer agradar a todos, mas como isso é complicado na convivência humana, acabou se tornando infeliz nos vários relacionamentos amorosos desfeitos que teve, os quais, em contra-partida, lhes deram cinco lindos filhos e filhas.

Mas, uma curva do destino tirou trágica e inesperadamente a vida deste grande homem e honesto cidadão. No dia 18/02/09, seu carro chocava-se violentamente contra um caminhão. Logo a notícia correu boca-a-boca. Muitos não acreditavam no que ouviam. A ficha teimava em não cair...

Mas a cidade, já enfeitada para os festejos momescos, vestiu-se de luto oficial e se preparou para dar uma despedida condigna ao seu nobre cidadão. Velório na Câmara Municipal. Ponto facultativo nas repartições públicas. Bandeiras a meio mastro. Lojas a meia porta. Até o grito de carnaval que estava pronto para ecoar, calou-se.

A família, embora friburguense, entendeu que o lugar de Carvalho sempre foi Macuco. Seu coração sempre esteve lá, então todos concordaram que era onde seu corpo devia repousar também.

Quando o féretro deixou a Câmara, no dia 19 de fevereiro, toda Macuco seguiu atrás e em silêncio subiu o morro até a morada final de seu filho querido. Uma última oração, palavras de despedida e uma salva de palmas marcaram o adeus final. Nessa hora, nem o céu se conteve e chorou lágrimas de chuva. Mas as pessoas no cemitério não se incomodaram, pois seus rostos já estavam molhados de lágrimas desde cedo...

Querido irmão Alexandre LUZ Carvalho, você não é mais aquele corpo material que a máquina de ferro criada pela mão do homem destruiu...

Você agora é um ANJO  DE LUZ criado por DEUS, habitando o espaço sideral...

Sentiremos muitas saudades de você...

Do seu mano véio, que sempre te ama muito, Cesão.

 

Nenhum comentário: