sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão começa amanhã, dia 21, no Sudeste, Sul e Centro-Oeste



Apesar de ainda estarmos em plena primavera, já vem aí o “Horário de Verão, versão 2012-2013”, que vai vigorar durante quase quatro meses em dez estados brasileiros das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e no Distrito Federal, a partir de zero hora de amanhã, dia 21, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
Elogiado por muitos e detestado por outros tantos, o polêmico horário de verão foi criado para diminuir o gasto de energia elétrica em residências, lojas comerciais, prestadores de serviços e, principalmente, nas indústrias. Segundo o governo federal, essa economia pode parecer mínima, mas é uma grande ajuda para o país.
O horário de verão 2012 só vai terminar à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013 e, mesmo não acontecendo em todo o Brasil, ele influencia muito em todos os lugares do país. Como sempre acontece, as regiões Norte e Nordeste não terão horário de verão. No ano passado, apenas um estado do Nordeste, a Bahia, adotou o horário, por força de um decreto do governador Jacques Wagner.
As demais regiões principalmente o Sudeste e o Sul têm a cada ano o horário de verão. Isso vale dizer que como concentram as mais importantes emissoras de televisão do Brasil, toda a programação fica adiantada. Os estados que terão de adiantar o relógio em uma hora são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Nenhum comentário: