segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Lei oficializa Cultura Racional nas escolas de Ensino Médio e Fundamental


O Desenvolvimento do Raciocínio é a base da educação moderna. Com base neste argumento, comprovado pelo estudo da Cultura Racional, fundada no Brasil em 1935 e cujos ensinamentos vem sendo amplamente difundidos no país e no exterior desde a década de 70, foi aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Lei nº434, que oficializa Cultura Racional nas escolas de Ensino Médio e Fundamental do estado. Sobre esse fato, de vital importância para o desenvolvimento humano no Brasil e no mundo, assim se expressou o psicólogo Luiz Adolfo Soilbelman, professor de Cultura Racional da Clínica de Reabilitação Albano Reis, no Rio de Janeiro, ao ser interrogado sobre os objetivos educativos da Obra “Universo em Desencanto”:
“A formação integral do homem, enquanto ser biológico, ser psicológico e ser social, é a meta da educação moderna. A Cultura do desenvolvimento do raciocínio, cuja finalidade é o restabelecimento do vínculo com a origem humana, contribui essencialmente com a pedagogia atual, fornecendo subsídios para a realização proposta, impossível de ser alcançada pelo pensamento humano.Várias escolas, sejam primárias, secundárias ou superiores, estão adotando, em escala crescente os ensinamentos da Cultura do desenvolvimento do raciocínio, como uma nova perspectiva psicopedagógica”.
Como de fato, na origem são encontrados todos os elementos precisos e necessários para o bem do que é de sua origem. Por esse conhecimento vir do primeiro mundo, os tornará uma juventude equilibradíssima, porque o raciocínio está acima do pensamento e acima da imaginação, por ser o maior potencial que todos têm dentro da cabeça. Universo em Desencanto é a Cultura Racional do Terceiro Milênio, ampla, aberta, positiva, natural da natureza. Declara a psicóloga Suzana Helou, de Goiânia: “A formação cultural da geração do Terceiro Milênio é uma das grandes contribuições da Cultura Racional, na formação de personalidades socialmente adequadas, ultrapassando todas as expectativas das normas até hoje vigente na educação”.
Já a Dra. Edith Petsch, advogada em Rio Branco do Sul (PR), afirma: “É preciso ser feita a oficialização do Ensino de CULTURA RACIONAL com urgência, no ensino público em todos os graus, para que o desenvolvimento do Raciocínio equilibre a juventude, libertando-a dos vícios de tóxicos e de marginalidade”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo que li sobre o artigo, a definição e a argumentação.
É necessário que essa implementação e prática sejam feitas o quanto antes, porque, afinal, é o sentido que faltava na vida de cada um e de todos, é o rumo que faltava para a humanidade agir racionalmente, um por todos e todos por um, pra fazer com que a tão propalada globalização não seja só a democratização da miséria, da fome, das doenças e da violência, mas a democratização de tudo que é necessário para a gente progredir em paz, conscientemente, repeitando nossa mãe natureza e seguindo em frente, rumo à Meta Suprema.


Grato,


Agmardo

Romualdo Sabino Tavarez disse...

Não acho que seja o caminho adequado, mas explico.
Cultura Racional é o natural da natureza do ser humano, não deve, portanto, ser algo imposto, uma vez que o nosso Mundo de Origem preza muito essa questão de livre arbítrio e livre espontânea vontada.
Contudo, não estamos ainda em nosso Mundo de Origem, as leis desse mundo em que vivemos são diferentes, a cultura é diferente.
Em face disso, acho que leis, normas ou coisas que o valham nesse sentido, de fazer chamar a atenção da sociedade, da humanidade para a NOSSA realidade REAL é louvável.
Além do mais, tudo tem que ter um começo e algo que impulsione, faça caminhar algo ou alguma coisa.
Portanto, vejo com bons olhos, não obstante essa ressalva, uma lei que normatize o Ensino de Cultura Racional nas Escolas.