quinta-feira, 31 de março de 2011

Vulcões entraram em erupção no mesmo dia do terremoto no Japão

Fatima dos Anjos (Via Internet) – O vulcão Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, entrou em erupção no dia 11 de março, dia do terremoto e da tsunami, voltando a lançar cinzas e pedras a 4 mil metros de altura, depois de duas semanas de relativa calma, segundo as autoridades. Já o vulcão Shinmoedake, situado na ilha Kyushu, que tem 1.420 metros de altura e entrou em atividade em janeiro, pela primeira vez em 52 anos, provocou novas erupções dois dias após o forte terremoto de 8,9 de magnitude, seguido de um devastador tsunami, ter provocado milhares de mortes e destruição no nordeste do país. O Shinmoedake está a cerca de mil quilômetros da região afetada pelo terremoto. Veja vídeos da explosão da erupção em: http://www.youtube.com/watch?v=44LaGiPD-Ms. http://www.youtube.com/watch?v=iGBq6Z-qFxo.

Vulcões entram em erupção na Rússia, simultaneamente com terremoto no Japão

Sexta-feira 11 de março, 2011 | Postado por William Collier Jr. (http://freedomist.com).

Dois vulcões entraram em erupção na Rússia, na Península de Kamchatka. Ust-Kamczatsk, uma cidade perto de um dos vulcões, fazendo com as autoridades ordenassem a seus 5.000 moradores que procurassem se abrigar em local seguro. Todos os serviços não-essenciais, bem como estradas e aeroportos na região foram fechados.

Uma nuvem de cinzas, poeira e fumaça cobriu a região e está a aumentar na atmosfera superior, onde os ventos irão transportá-la para leste, em direção à costa oeste dos EUA, embora possa se dissipar se as erupções não durarem muito tempo.

O Kizimen expele cinzas e gases

As duas erupções ocorreram ao mesmo tempo em que o devastador terremoto no Japão. Erupções na região não são desconhecidas e a última ocorreu em 8 de fevereiro de 2011. Em dezembro passado seis vulcões entraram em erupção na região ao mesmo tempo. Cientistas observam que este é um ciclo sísmico anormal e extraordinariamente ativo para a região, porém não se sabe se a atividade vulcânica provocou o terremoto ou se foi o terremoto no litoral do Japão que provocou a erupção dos vulcões. A atividade sísmica em torno nordeste do Japão foi crescente e elevada ao longo do mês passado que culminaram com o enorme terremoto de 8.9 graus em 11 de março.

Vulcão entra em erupção na Indonésia, expelindo lava, cinza e gases

Associated Press – Sexta-feira, 11 de março de 2011 – Um dos mais ativos vulcões da Indonésia entrou em erupção novamente emitindo lava e nuvens de gás e detritos desmoronando suas encostas. O oficial em vulcanologia Agus Budianto disse que as autoridades ainda estavam tentando retirar moradores que vivem ao longo das encostas do monte Karangetang. Não houve relatos imediatos de feridos ou danos graves.

Com 5.853 pés de altitude, a montanha (1.784 metros) está localizada em Siau, parte da cadeia de ilhas Sulawesi. A última vez que havia entrado em erupção foi em agosto de 2010, matando quatro pessoas. A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, está localizada no chamado “Anel de Fogo” (Ring of Fire), do Oceano Pacífico, um arco de vulcões e falhas geológicas circundando a Bacia do Pacífico.

A erupção aconteceu apenas algumas horas após o grande terremoto de 8.9 graus no Japão, que provocou um enorme tsunami por todo o Oceano Pacífico e atingiu em cheio o litoral noroeste japonês, causando milhares de mortos e grandes estragos em várias cidades litorâneas, inclusive a usina nuclear de Fukushima. Os estragos do terremoto e a invasão das águas do tsunami fizeram os reatores nucleares da usina entrarem em colapso e explodirem, contaminando o ar, a água e os alimentos consumidos pelos japoneses naquela parte do país.

Nenhum comentário: