segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CIRURGIA INOVADORA PODE LIVRAR DIABÉTICOS DA INSULINA



Um grupo de médicos-cientistas, entre eles o potiguar Eudes Godoy(foto), dá passo significativo para o tratamento e o combate à diabetes. Um total de 20 pacientes já foram beneficiados com a cirurgia realizada pelo grupo, mas os cientistas precisam de mais pacientes.

Trata-se da chamada "cirurgia metabólica", intervenção feita no intestino de pacientes diabéticos (Tipo 2) com baixo índice de obesidade, que provoca uma alteração hormonal no indivíduo e, já após a cirurgia, ele não fica mais dependente da insulina e dos medicamentos.

O médico e pesquisador Eudes Godoy quer mais pacientes operados para ter uma pesquisa "com dados regionais e locais e não baseados em estatísticas e observações do sul e sudeste" diz. A pesquisa tem o amparo legal do Comitê de Ética da UFRN.

O Dr. Eudes Godoy, integra o Serviço de Cirurgia da Obesidade e Doenças Relacionadas do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Reconhecido nacionalmente, foi o primeiro a realizar a cirurgia de obesidade por meio da laparoscopia, técnica que procurou transmitir a outros profissionais em todo o País

Nenhum comentário: