terça-feira, 27 de março de 2012

Conheça a história de Leopoldo Silva, o “Pai da Aviação” bom-jardinense


Maquete do primeiro dirigível, criado no final do século
XIX, pelo mineiro-bom-jardinense Leopoldo Silva.

A História, que destacou feitos dos brasileiros Bartolomeu de Gusmão e Alberto Santos Dumont, dos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright e do alemão Ferdinand von Zeppelin, foi madrasta com o mineiro Leopoldo Silva, o “Pai da Aviação” bom-jardinense. Isto porque a invenção do primeiro aerostato dirigível teve início em Bom Jardim, antes mesmo do alemão sonhar em voar pelo mundo no seu famoso balão Zeppelin.

                Com o título “O Brasil na aviação – o aerostato dirigível ’21 de abril’ foi o precursor do Zeppelin”, o então jornal “O Bom Jardim”, do saudoso jornalista e historiador Manoel Erthal, afirmava em sua edição do dia 2 de julho de 1930, com o título “O Brasil na aviação”: O aerostato dirigível “21 de Abril”, foi o precursor do Zeppelin”. Inventado pelo brasileiro Leopoldo Silva, o “21 de Abril” fez seu primeiro voo em 1889, em Lisboa, Portugal. O voo inaugural do aerostato LZ-1, construído pelo conde alemão Ferdinand von Zeppelin, só ocorreu em 2 de julho de 1900, às margens do lago Constança, na Alemanha. Com base em seu feito, Leopoldo Silva fundou a "Sociedade Particular de Navegação Aérea”, sendo o primeiro brasileiro a tentar organizar o tráfego aéreo no Brasil.
Mas, atacado por uma enfermidade, Silva não pode concluir suas experiências, falecendo quando ainda se dedicava às suas invenções inovadoras.  Segundo informa o antigo jornal de 1930, o esqueleto do “21 de Abril” ainda existiria, guardado no paiol de uma fazenda, em Paraíba do Sul, município fluminense. Outras informações dão conta que o mesmo estaria em Vassouras, também no Sul fluminense. O invento do brasileiro teria sido registrado, ainda no século XVIII, no Brasil e na Alemanha, sendo sido requerido ao governo imperial alemão, cuja patente e demais documentos foram arquivados no Museu Nacional em 1922. Mas os documentos se perderam, sem que o nome modesto de Leopoldo Silva corresse o mundo como o do famoso conde Von Zeppelin.  O jornal indaga da possibilidade de o então Aeroclube Brasileiro ter providenciado para que os despojos do “21 de Abril” fossem transportados para um museu, uma vez que o invento de Leopoldo Silva obtivera a sanção nos círculos competentes. Entretanto, devido ao descaso do poder público na época, Leopoldo Silva desapareceu, pobre, sem o reconhecimento que lhe era devido.
Também o blog do Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim (www.ihgbj.blogspot.com) informa dados de Leopoldo Silva, sob o título “Navegação Aérea, Um Fato Histórico”.  Leopoldo Silva era filho do português Manoel Joaquim Correia da Silva, que imigrou para o Brasil, onde se casou com a mineira Emília Henriques Correia da Silva, indo residir em Vassouras, cidade do Sul Fluminense.  Leopoldo não nasceu em Vassouras, mas em Mar de Espanha (MG) – onde seu pai era proprietário de uma cerâmica – em 21 de abril de 1849. Iniciou seus estudos até chegar à escola superior, mas depois seguiu carreira comercial.
Depois, quando servia o Exército, estando prestes a seguir para a guerra no Paraguai, sendo ainda menor, seu pai conseguiu sua exclusão das fileiras. Foi nessa época que se mudou para Bom Jardim, indo residir em São José do Ribeirão, onde dedicou suas atividades ao comércio de lojas. Casou-se a 1869 com D. Maria Luiz de Castro Chevrand, filha de Joaquim Chevrand, tendo 12 filhos. Mudou-se depois para sede do município, que naqueles tempos ainda era distrito de Cantagalo. Ai estabeleceu-se com casa comercial tendo em seguida adquirido o Hotel Bom Jardim. Em 1889 planeou o aeróstato dirigível “21 de Abril”, fato histórico reconhecido na época, mas sem a repercussão dada ao Zeppelin.  Desfez-se do hotel para cuidar exclusivamente do seu invento.
Além do “21 de Abril”, Leopoldo também projetou o segundo dirigível, denominado  “Cruzeiro do Sul”, que sem dúvida, serviu mais tarde na Alemanha de modelo para o Zeppelin, entretanto, sem nenhuma menção ao seu verdadeiro inventor. Leopoldo Silva não conseguia terminar a construção do “Cruzeiro do Sul” por ter se agravado o seu estado de saúde, tendo seguido para o Rio de Janeiro onde se submeteu a tratamento médico mais completo, porém vindo a falecer ainda muito jovem, com apenas 43 anos de idade. Foi sepultado no cemitério do Caju por conta das irmandades N.S. do Carmo e S. João Batista das quais era irmão remido.
O blog do IHG-BJ emite nota ao final lamentando o fato do nome e o feito de Leopoldo Silva não constar nos arquivos da aeronáutica, uma vez esse fato ser tão relevante para a história da aviação mundial. Diz ainda que em Bom Jardim e em Cantagalo, foram realizados vários testes com o dirigível, que foi confeccionado em seda pura por D. Mariquinha. Existem provas que o dirigível chegou a subir 100 metros de altura, mas lhe faltou dinheiro para a conclusão do projeto. “A maior prova é que existe um avião no museu da Aeronáutica com seu nome: LEOPOLDO SILVA! E também que o famoso Zeppelin, surgiu após esse dirigível. Onde estará escondida essa verdade?”, questiona o blog.

NOTA DA REDAÇÃO: As únicas homenagens que teriam sido prestadas ao inventor, além de ter batizado um avião no museu da Aeronáutica foram a colocação de seu nome numa rua às margens do Córrego Floresta, nos fundos da prefeitura de Bom Jardim, e também seu filho, Leôncio Correia da Silva, que recebeu uma homenagem no antigo cinema de Bom Jardim, que na época, também contou no céu com show da Esquadrilha da Fumaça.
Dizem também que Leopoldo Silva teria feito os primeiros experimentos em busca da criação do primeiro veículo voador "mais pesado que o ar". Segundo contam alguns mais antigos moradores de Bom Jardim, quando trabalhava como padeiro em sua loja, ele teria observado o voo dos patos e, impressionado como um animal desengonçado conseguia voar, nem que fosse por alguns metros, decidiu criar uma espécie de pato feito com miolo de pão, que segundo testemunhos da época, teria alçado voo, dando os primeiros passos para o invento do avião, antes mesmo que Santos Dumont conseguisse concretizar seu feito na França.

OBS: Informações coletadas por Julio Cesar de Carvalho (Julio Kzar), que trabalhou como jornalista de 2003 a 2017 no antigo Jornal de Bom Jardim (depois renomeado para Jornal Mais Bom Jardim), onde infelizmente, esta matéria não foi publicada, devido à extinção do referido peridiódico, estando entretanto, disponível para consulta neste singelo blog noticioso.

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