sábado, 23 de maio de 2009

Curando queimaduras com clara de ovo

Num curso de "AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA" ensinaram que, na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente, até que o calor diminua e pare de queimar muitas camadas de pele, e depois, passar clara de ovo, levemente batida, só para que ela seja mais fácil de aplicar.
Pois pasmem vocês: na semana passada, ao aquecer água, uma amiga deixou passar do ponto; ela já estava em ebulição e, quando pegou a chaleira para jogar aquela água fora, "conseguiu" queimar uma grande parte da mão, porque a água fervente jorrou para fora quando ela tentava manusear a chaleira.
Colocou então a mão em baixo da torneira, bastante tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta. Então, abriu 2 ovos e separou as claras, bateu um pouco, e ficou com a mão naquela coisinha chata, que era a clara.
Estava tão queimada a mão que, assim que ela colocava a clara em cima, secava e ficava uma película que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão.
À tarde, não sentiu mais dor alguma e no dia seguinte apenas havia a marca vermelha, arroxeada onde havia queimado. Pensou que ficaria com uma cicatriz
horrível mas, para sua surpresa, depois de 10 dias estava sem nenhuma marca do acontecido, nada ....
Nem a cor da pele mudou; aquela parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara de ovos que, na verdade, é uma placenta e é cheia de vitaminas.

12 comentários:

Anônimo disse...

Que falta de profissionalismo, divulgando mensagem falsa.
Isso aí é mentira, não tem comprovação científica.

Cesar Carvalho (Kzar) disse...

Prezado Sr. Anônimo, o senhor devia se identificar, para receber diretamente uma resposta a altura! O senhor também é que não tem profissionalismo, porque como pode dizer que falsa uma informação sem tê-la antes testado?
Devia se queimar propositalmente e depois testar em si mesmo este maravilhoso remédio para queimaduras, que é a clara de ovo!
Pra quê eu vou precisar de comprovação científica, se posso ter essa comprovação na prática? Mesmo porque os cientistas estão a serviço de laboratórios farmacêuticos multinacionais, que vão preferir nos empurrar suas pomadas "milagrosas" e caras, do quer ver o povo usando um remédio tão simples e barato, que tem em qualquer geladeira doméstica.
Vejá só: Eu mesmo sou testemunha da eficácia da clara de ovo em queimaduras!
Minha esposa se queimou no fogão e eu, imediatamente, passei clara de ovo na queimadura... Veja só: não deu bolha, não deu cicatriz, a clara de ovo curou mesmo a queimadura!
Queime-se e comprove em vc mesmo, se for capaz! Depois, poste um novo comentário, retratando esta barbaridade que vc falou!
Vou esperar sentado, pois vc deve ser algum médico ou farmacêutico a serviço de alguma indústria farmacêutica. Ou então é algum ingênuo que acredita nas mentiras e bobagens que eles dizem! Santa Ingenuidade!

Anônimo disse...

São duas coisas que um queimado deve fazer:
1) Lavar o local da queimadura com ÁGUA CORRENTE;
2) Procurar atendimento médico.

O resto é LENDA, RECEITA CASEIRA e, consequentemente, perigo para a saúde.
Antes da internet, o que circulava (infelizmente) pela sabedoria popular era que se devia passar...creme dendal nas queimaduras! Este tipo de ação só piora o ferimento.
Leiam mais em http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/pele/

Cesar Carvalho (Kzar) disse...

Prezado Anônimo! Não vou seguir sua recomendação por dois motivos:
1) Lavar queimadura em água corrente não dá, pois a água está cheia de CLORO E CLORO É UM PERIGO PARA QUEIMADURAS. Um amigo meu se queimou no fogão e pulou dentro da piscina de água clorada. Resultado: Mórreu!

2) Procurar atendimento médico só em último caso. Com essas greves que não acabam nunca, a Saúde no Brasil, como diz o Bóris Casoy, é uma vergonha!!!

Maira disse...

Ola
Isso aconteceu de fato? você testou? Perguntou a algum médico?
Eu perguntei. E essa informação rola na internet há muito, e é falsa sim. Me desculpa, mas vc tem que alertar seus leitores. Numa queimadura leve até não vai acontecer nada (nem de ruim nem de bom) Mas se a queimadura for de segundo ou terceiro grau o local poderá infeccionar...

Sobre testar... Trabalhei num hospital e vi sim o que acontece com a clara, acho que tua mulher teve uma queimadura muito leve..

Att
Maira Jornalista

Bea disse...

O fato é que FUNCIONA, a sensação dolorosa cessa "na hora"!
Claro que pra tudo há que se ter bom senso. O que mais acontece conosco são pequenas lesões do dia-a-dia, em casa, em nossa cozinha. Grandes lesões é óbvio que não será a clara-de-ovos que será o tratamento adequado e indicado.

Anônimo disse...

clara de ovo é pomada nao doido ! Vc vai pegar e uma salmomela na ferida .

Cesar Carvalho (Kzar) disse...

Prezado anônimo! Quando criança e até na minha adolescência, cansei de tomar gemada, comer ovo quente e fazer vitaminas no liquidificador colocando ovos com casca e tudo...Olha que eu usava na época ovos de galinha caipira, que é mais forte, e nada me aconteceu...
Essa história de salmonela começou de uns tempos para cá, antes ninguém havia sequer ouvido falar dela...
Logicamente, que a clara se aplica a queimaduras leves, que no máximo, poderá causar bolhas e inchaços na pele, além de arder muito, gerando um certo desconforto...
A clara de ovo refresca, alivia a dor, a vermelhidão e em pouco tempo, a queimadura se regenera, não deixando sequer uma marca ou cicatriz...

Medicina Tradicional Chinesa disse...

Curando queimaduras com clara de ovo
Parabéns ao Jornalista pelo seu blog, pois sua informação sobre a clara de ovo é totalmente correta: Sou formado em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Santiago de Compustela Espanha. Já tive esperiencias próprias como também vários de meus clientes já fizeram uso, posso afirmar que mesmo sendo queimaduras de qualquer grau a clara do ovo não só trata como não deixa nenhuma sequela como tambem corta quase instantaneamente os efeitos da queimadura.

Medicina Tradicional Chinesa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ricardo ferreira disse...

Amigos antes de postar certas informações, chequem minuciosamente antes. Qto ao uso de clara de ovo em querimaduras :
http://www.einstein.br/einstein-saude/primeiros-socorros/Paginas/queimadura.aspx
Se ainda nao cre acesse:
http://www.corpodebombeirosdepicos.com/primeiros-socorros/queimaduras/

Paulo Calado disse...

Amigo, isso talves interesse. visa mostrar a veracidade das informações que circulam pela web.

Os links falam sobre o uso de clara de ovo sobre as queimaduras:

http://www.einstein.br/einstein-saude/primeiros-socorros/Paginas/queimadura.aspx

http://www.corpodebombeirosdepicos.com/primeiros-socorros/queimaduras/

http://www.alunosonline.com.br/biologia/tratamento-para-queimaduras.html

http://www.e-farsas.com/o-milagre-da-clara-de-ovo.html

Acho que encerra esta discussão.
Abraços fraternos