sexta-feira, 3 de abril de 2009

Brasil vai emprestar dinheiro ao FMI – e não é primeiro de abril!


Por Cesar Carvalho

É, a notícia acima parece piada, pegadinha de 1º de abril. Mas é a pura realidade. Não é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no último dia 2 de abril – não foi no dia 1°, então não é mentira - que gostaria de entrar para a história como o primeiro presidente brasileiro cujo governo vai emprestar dinheiro para o Fundo Monetário Internacional (FMI)? O fato aconteceu durante entrevista coletiva à imprensa, concedia por Lula na Embaixada do Brasil, em Londres, depois da apresentação do documento final da reunião do G20.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que acompanhou o presidente na entrevista e no encontro do G20, disse que o país definirá nos próximos dias o valor previsto para socorrer as economias mais afetadas pela crise econômica mundial. O valor final será comunicado em uma reunião com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Mantega ressaltou que, em qualquer caso, o Brasil está em condições de contribuir ao Fundo, o que é um fato histórico, sem precedentes.
Pouco antes, após participar da cúpula do Grupo dos Vinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha destacado que o Brasil entrou no FMI como país “solicitante” e que isto poderia mudar no futuro. O ministro destacou a importância do acordo alcançado ontem na cúpula do G20, com forte socorro financeiro aos organismos multilaterais, o que será fundamental para restabelecer as linhas de crédito aos países mais necessitados.
O Brasil deseja fazer a contribuição ao FMI, segundo Mantega, confiando em que sua parcela de representação será ampliada quando for feita a revisão das cotas desse organismo multilateral. O Japão sinalizou que vai disponibilizar U$S 100 bilhões para o fundo; a China, U$S 40 bilhões; e o Canadá, U$S 10 bilhões.
A notícia repercutiu de forma surpreendente no Brasil. Sem entender, alguns brasileiros indagaram que “Se o Brasil empresta para o F M I quer dizer que, o Brasil é o pais mais rico do mundo?”. E não ficou apenas nisso. Durante a reunião do G20, o presidente americano Barack Obama, cumprimentou amistosamente Lula e, de forma totalmente descontraída e informal, disse para outros presidentes presentes, se referindo a Lula: “This is the guy!” (“Esse é o cara!”), acrescentando em seguida: “I love this guy!” (“Adoro esse cara!”). Além disso, Obama afirmou que Lula é “o político mais popular da Terra”.
Na minha juventude eu costumava dizer que “um dia, o Brasil ainda vai emprestar dinheiro para os Estados Unidos!”. Naquela época, ninguém acreditou em mim, mas agora, o tempo provou que eu estava certo. Não sou vidente, mas ainda tenho algumas “revelações” a fazer. Só que desta vez, tenho o meu blog para registrar e depois comprovar, dizendo: “Eu não falei?”.

Nenhum comentário: