segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Buracos impedem passagem de caminhões e lixo se acumula na Morada dos Pássaros


Buracos impedem passagem de carros na rua dos Mutuns

CESAR CARVALHO (BLOG DO KZAR - EXCLUSIVO) - A falta de pavimentação de diversas ruas no setor Morada dos Pássaros faz com que nesta época do ano as chuvas torrenciais escavem enormes valas nos locais destinados ao tráfego de veículos, o que dificulta sobremaneira a passagem dos mesmos. Além de prejudicados em seu direito de ir e vir entre suas residências e os locais de trabalho, lazer e outros compromissos, os moradores também sofrem com a deficiência de outros serviços, uma vez que, impossibilitados de passar pelas ruas, os caminhões de lixo deixem de atender o bairro, fazendo com que o lixo se acumule nas caçambas e lixeiras, que estão abarrotadas.
Lixo se acumula nas lixeiras, devido a falta de
recolhimento por parte da prefeitura
                O acúmulo de lixo pode ainda facilitar a proliferação de insetos, como moscas e baratas, e de ratos, que são transmissores de doenças prejudiciais aos seres humanos, deixando o fato de ser apenas da alçada da secretaria municipal de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia para se tornar um caso de saúde pública. Outro serviço que está sendo prejudicado é a entrega de mercadorias no bairro, como botijões de gás e mantimentos, pois até as motos têm dificuldades para passar pelos grandes buracos.
As ruas mais afetadas pelas fortes correntezas são as que possuem maior inclinação, como a Rua dos Pombos e Rua dos Mutuns, e até mesmo as planas, como a Rua dos Pelicanos e Alameda dos Flamingos, entre outras, que ficam na margem direita do Córrego Santo Antônio. Mas os moradores do Parque Floresta, situada na outra margem do córrego, onde a Rua dos Curiós e as alamedas dos Cisnes e dos Gansos também são afetadas, já chegaram até a reclamar com as redações dos telejornais. A reclamação deu resultado, pois um dia após a reportagem ir ao ar, a prefeitura tratou logo de cobrir as crateras que dificultavam os moradores entrar e sair de casa.
Os moradores disseram ao Blog do Kzar que a solução apresentada pela prefeitura, entretanto, tem sido paliativa, pois se limitam a passar máquina patrol e acobrir os buracos com terra solta, que é logo arrastada na primeira chuva forte, fazendo retornar o problema.  “Prometeram asfaltar todas as ruas da Morada dos Pássaros e até colocaram uma enorme placa dizendo que o Ministério das Cidades liberou verba para beneficiar cerca de 650 famílias moradoras do setor. Mas a obra parou antes mesmo que todas as ruas fossem beneficiadas”, reclamou um morador que não quis se identificar.
Placa do Ministério das Cidade anunciando a obra que beneficiaria todo o
Setor Morada dos Pássaros, mas só algumas ruas foram asfaltadas.
Outro morador lembrou que as eleições municipais estão vindo aí e que se nada for resolvido até lá, não vai adiantar nada os políticos procurarem os eleitores das ruas que ficaram sem pavimentação. “Enquanto não resolverem esse nosso problema, não tem voto para ninguém do governo aqui na Morada, só para os candidatos da oposição”, desabafou.
O Blog do Kzar também recebeu um e-mail de outro morador, o qual solicita que seja feita, pelo menos, uma obra de cascalhamento dessas ruas e lombadas de contenção de água ou desvios para que a rua se mantenha transitável. “Uma vez que esta região não foi atendida pelo asfalto, embora divulgado como feito todo o bairro, solicitamos toda atenção, pois não aceitamos mais as condições que aquela região tem sido deixada nesta época. Além disso, é uma obra simples, um dia de serviço já se resolve, pois são poucas ruas. Basta aproveitar um dia de sol e executar”, afirmou.

Nenhum comentário: