sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nova hidrelétrica pode destruir patrimônio histórico e natural de Bom Jardim

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS) 

BOM JARDIM (RJ) – Apesar dos  benefícios do progresso, do incremento da produção de energia – livrando de vez o país das ameaças dos “apagões” – e dos muitos empregos que está gerando para a região, a construção na nova hidrelétrica Santo Antônio pelo grupo Energisa poderá trazer um problema que poucos estão percebendo. Ou, se perceberam, não estão levando na devida consideração e, nem sequer, comentando. Mas o fato é que alguns já temem que a inundação de uma vasta área de terra na localidade de Ponte Berçot, para a construção da barragem, engula de vez as famosas Furnas do Mão de Luva – diversas cavernas que no final do século 18 teriam sido utilizadas pelo lendário, romântico e nobre contrabandista  da coroa portuguesa Manoel Henrique, o "Mão de Luva", para esconder seus tesouros e, portanto, de grande importância e valor cultural, histórica e natural, para o município, estado e país.

Segundo alguns moradores da localidade, as cavernas do Mão de Luva são cercadas de mistérios. Dizem que exploradores e adeptos da espeleologia (exploração de grutas e cavernas) que teriam tentado penetrar suas entranhas tiveram que desistir, pois nada permaneceria aceso dentro das mesmas. "Lanternas, tochas, archotes e até mesmo velas e isqueiros se apagam logo que se entra na caverna. Dizem que até mesmo os flashes das câmeras fotográficas não funcionam lá dentro”, disse um morador. Assim, na escuridão, ninguém se arriscaria a prosseguir e o interior das mitológicas cavernas permaneceria inexplorado até hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu prezado Kzar,
O grande argumento técnico se fundamenta em geraçaõ de empregos,em energia disponivel para não travar o progresso,agora este discurso funciona,e no futuro o que restará para os habitantes do planeta com tudo destruido pela ganâcia e o lucro?
Vale lembrar que as represas impedem o ciclo da piracema.Estas construtoras estão em dia com RIMA,COM ESTES ESTUDOS em defesa da procrição dos peixes.
Progresso que elimina vidas tem a minha condenação.
Quando ultima arvore tombar,o ultimo rio secar,ultimo peixe for pescado,O HOMEM VAI VER QUE ELE NÃO COME DINHEIRO.