sábado, 17 de setembro de 2011

Por que somos tão lentos...


Por que somos tão lentos

Afonso Rodrigues de Oliveira *

“Nenhum animal se ajoelha diante do outro, nem diante dos da sua espécie que viveram há milhões de anos. Nenhum é respeitável ou infeliz sobre a face da terra”.

Será que é porque eles são animais? E nós também não somos? Por que nos sentimos inferiores e nos ajoelhamos? Acho que nós é que devemos aprender com os animais que chamamos e consideramos irracionais. Mas vamos tratar de nós; falar sobre nós. A Enciclopédia Contemporânea de Psicologia e Relações Humanas, na sua edição de 1986, tem um tópico interessante; ela diz que no início do século XI, as pessoas estariam se independendo de muitas crenças e dogmas que lhes foram impostos há milhares de nos. Um dos grandes exemplos que ela nos dá éo da parapsicologia que nasceu em 1934 e que só foi reconhecida como ciência, vinte e um anos depois, em 1953. Pouca gente sabe que a Cultura Racional nasceu no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1934. Hoje, setenta e sete anos depois, ela atua em mais de trinta países no mundo todo. Mas são poucos os brasileiros que a conhecem.

Uma das características mais importantes e interessantes, da Cultura Racional, é sua simplicidade. Daí, talvez, o desinteresse dos racionais, por ela. Uma das coisas que mais chamam a atenção das pessoas é a simplicidade da linguagem nos livros, “Universo em Desencanto”. E é precisamente essa simplicidade que gera a rejeição. Os erros gramaticais que estão nos livros, desde sua primeira edição, há mais de setenta anos, causa rejeição. E ninguém procura ver que tais erros são propositais. E que não foram corrigidos durante todo esse tempo precisamente por isso. E o propósito é fazer entender que os livros não são escritos para intelectuais, mas para os pouco-alfabetizados. Para que todos, em qualquer nível cultural, entendam. Se o semianalfabetoentender, o intelectual também entenderá;mas se ele for escrito para o intelectual, o semianalfabeto não entenderá e terá que ser guiado.

A cultura tem que vir da raiz. Mas de 30 países no mundo, editam e leem o livro “Universo em Desencanto”. E os que leem sabem que não há por que fazer alarde. Que nosso desenvolvimento depende de cada um de nós. Que o universo está aberto para mentes abertas. E só cada um pode abrir a sua; é só estar atento ao desenvolvimento universal. A lentidão em que a humanidade caminha é um processo de progresso a regresso. Abra sua mente para o progresso racional e saia desse marasmo do confinamento espiritual, intelectual e racional. Liberte-se de você mesmo. No mundo de onde viemos não há unidade de tempo. Pense nisso.

* afonso_rr@hotmail.com - 9121-1460 - Artigo publicado no Jornal Folha de Boa Vista - Roraima e em seu site FOLHAWEB (www.folhabv.com.br).

Nenhum comentário: