sábado, 19 de janeiro de 2013

Aracaju recebe a 5ª Conferência de Cultura Racional


A Cultura Racional é o conteúdo dos livros "Universo em Desencanto". Trata-se de uma obra que congrega conhecimentos e, utilizando-se de uma linguagem simples e clara, tem como objetivo desenvolver o “Raciocínio” da humanidade que, conforme é esclarecido, trata-se de uma parte do cérebro que encontra-se em estado embrionário. Em Sergipe, cerca de 40 estudantes divulgam esses conhecimentos que não devem ser confundidos com filosofia ou religião. O leitor atento logo percebe tratar-se de uma cultura transcendental que ultrapassa todas as expectativas do saber humano e que desvenda todos os mistérios da natureza.

Para oferecer informações que transmitam a beleza e a grandeza de se saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, virtudes estas que se conquista através da leitura dos livros “Universo em desencanto”, é que esses estudantes vão realizar mais uma Conferência de Cultura Racional no Estado de Sergipe na cidade de Aracaju em parceria com a instituição Associação Amigos da Oncologia (AMO), no dia 24 de janeiro, a partir das 15h. A proposta do evento é expor temas de grande relevância como: a origem da humanidade, a mudança de fase da natureza, a origem das doenças, e o que a cultura racional pode contribuir para as pessoas de são portadoras desse mal que atinge a humanidade (o câncer) e outros.

Para os coordenadores do evento, Marcos Antonio Lopes Santos e Carlos Henrique Vieira, a conferência é uma oportunidade para se entender o comportamento dos seres humanos. “O evento é muito importante em termos de conhecimentos. A perspectiva de se entender qual a origem das doenças e como evitá-las e passar ter uma vida equilibrada. Isso faz com que aquele que participe do evento saia transformado e ciente da existência de conhecimentos que nos conecte a origem desse universo imperfeito”, disse.

Para proferir as palestras, foram convidados estudantes experientes dos Estados de São Paulo e Goiás, como os ministrantes Clarislene de Paula Domingues (pedagoga), Fábio Moreira (internacionalista) e Joacy Eneida Cortes (arquiteta).

História

A Cultura Racional nasceu em 1935, quando Manoel Jacintho Coelho teria "recebido" os ensinamentos do chamado "racional superior". Essa entidade suprema da cultura racional é quem ensina aos estudantes de onde vem o homem, para onde vai e o que ele é. Esses ensinamentos são obtidos através da Imunização Racional, que seria o conhecimento que libertaria as pessoas, através da leitura da obra "Universo em Desencanto", obra imensa com mais de 1000 volumes.

A Cultura Racional nasceu em um centro espírita com sede no Rio de Janeiro - RJ, no bairro do Méier. Quando o Sr. Manoel (o “autor” dos livros) se mudou para Belford Roxo-RJ, na década de setenta, levou para lá as atenções sobre a cultura racional, que atingia o auge de sua popularidade, atraindo estudantes famosos, como por exemplo, Tim Maia, Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves e entre outros.

Posteriormente Manoel se mudou para um sítio em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde ergueu mais uma residência, localidade hoje conhecida como Retiro Racional para onde as atenções sobre a Cultura Racional são hoje dirigidas.

Divulgação

Estima-se que a Cultura Racional consta hoje com mais de 10 milhões de estudantes no mundo inteiro. Muitos desses vestem-se de branco aos domingos para a divulgação dos livros Universo em Desencanto. As livrarias estão espalhadas pela maioria das capitais brasileiras e servem como ponto de encontro dos estudantes e local de divulgação do movimento. Essas livrarias são também bibliotecas, que funcionam para passar o conhecimento àqueles que não podem adquirir os livros. Elas são administradas e mantidas por voluntários.

Opinião

Para o coordenador do evento, a cultura racional é um conhecimento vindo do nosso verdadeiro mundo de origem, o mundo racional e através desse conhecimento as pessoas podem compreender melhor os seres humanos e os acontecimentos que permeiam a humanidade. “Através do estudo dos ensinamentos do livro Universo em Desencanto, pude me conhecer melhor e entender as coisas e as pessoas. Passei a ter equilíbrio físico,  moral e financeiro”, explica.

O coordenador explica ainda que a cultura racional não é uma religião, seita, nem filosofia, e sim um conhecimento vindo do nosso verdadeiro mundo, o mundo racional. “Essas conferências são a oportunidade que encontramos de divulgar esse conhecimento e informar à humanidade que ela já passou a viver uma nova fase, a fase do desenvolvimento do raciocínio, a fase racional”, finaliza.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: