O aumento salarial de 5% concedido recentemente pela prefeitura, ao que parece, não agradou a todos os servidores públicos de Bom Jardim. Por conta disso, o Sinsep – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jardim promoveu no último dia 31, uma manifestação pública na Praça Coronel Monnerat, em frente a Câmara Municipal, reunindo membros do sindicato e um pequeno número de servidores. Os manifestantes, liderados pelo presidente do Sinsep,
Geraldo Ayres (Geraldinho), estenderam faixas nas alamedas da praça e distribuíram panfletos aos transeuntes, além de usarem um aparelho de som para fazer as suas reivindicações por uma melhoria salarial mais ampla. Também estavam presentes ao ato público, diversos integrantes da Federação Estadual dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Fesep-RJ).
De acordo com Geraldinho Ayres, o funcionalismo público municipal vem acumulando nos últimos anos, uma perda salarial acima de 40% e por isso, o sindicato está lutando por um reajuste pelo menos de 10% a 12%. A situação se arrasta por várias administrações. O ex-prefeito Celso Jardim, em outubro de 2004, último ano de sua gestão, concedeu 7% de reajuste, mas acabou não cumprindo e encerrou o mandato deixando os salários do funcionalismo e o 13º em atraso. Entretanto, logo após sua posse, em janeiro de 2005, Affonso Monnerat “honrou o que estava escrito” e confirmou o aumento de 7%, retroativo a outubro do ano anterior. No ano seguinte, os funcionários ganharam um aumento ainda maior, de 10%, mas em 2007, o reajuste teve um índice de apenas 3%, perda que os trabalhadores esperavam recuperar agora em 2008.
Buscando apoio dos vereadores, os manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal e, antes que começasse a sessão legislativa daquela segunda-feira, Geraldinho foi recebido pelo presidente da Câmara, Jorge Quintes, para uma reunião reservada em seu gabinete. Durante a sessão, os edis Zé Nilton, Luiz Chevrand, Vantuil, Gastão, Ademyr e Nilton Benvenuti ocuparam a tribuna para declarar seu apoio às reivindicações dos trabalhadores. Em seguida, Jorge Quintes, que também se pronunciou favoravelmente à manifestação dos representantes do funcionalismo público ali presentes, deu por encerrada a sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário