terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As duas aves... Linda reflexão...

Numa bela arvore e repleta de frutos debate-se uma ave. Ela está nos galhos mais baixos e nervosamente voa de lá pra cá, de cá pra lá. Sente-se angustiada, enquanto bica os frutos da árvore. 

Eles são verdes e azedos. Ela cospe fora e pensa: “que frutos ruins”.

Olha pra cima e vê uma outra ave nos galhos mais altos. Uma ave muito bela e altiva. Sua plumagem reluz com raios dourados do sol nascente.

A ave de baixo inspira-se nesta visão e se anima a subir um pouco mais: "a ave de cima parece tão feliz... os frutos de lá devem ser mais doces", conclui e sente inveja de ave de cima.

Faz um esforço e sobre galhos mais altos, se agita nervosamente, mas debate menos, pois os frutos que vai alcançando parecem um pouco mais saborosos.

Olha pra cima, busca inspiração na outra ave. E lá esta ela. De fato é muito linda.

Uma sensação poderosa toma conta da ave de baixo e quanto mais ela sobe mais os frutos são saborosos.
Curiosamente se agita menos quanto mais sobe, vai se sentindo mais forte, segura e cheia de paz. Seu canto se torna mais belo.

De repente alcança o topo e os frutos de lá são verdadeiramente deliciosos. Procura, curiosa, a ave de cima que foi sua grande "inspiradora”, mas não enxerga mais nada além de si mesma.
Aí então surge a compreensão valiosa:
a ave de cima era ela própria. Era seu "eu" futuro que a animava a subir e a convidava a crescer.

A Ave agora canta feliz. (de Kau Mascarenhas).

Que tal deixar a sua outra ave também tomar conta de você??! O Sol brilha para todos de forma igual, todos somos vitoriosos, 

Nenhum comentário: