segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alimentação e Saúde: As propriedades terapêuticas do REPOLHO

O repolho é considerado um medicamento de grande eficácia e larga possibilidade de aplicação.

Pode ser empregado interna e externamente, em forma de cataplasmas, no tratamento de feridas.

Dr. Teófilo L. Ochoa diz que: "o repolho goza de propriedades alcalinizantes e é essencialmente rico em viaminas e sais minerais especialmente potássio, cálcio, fósforo e ferro; por isso contsitui um bom remédio para os desnutridos, anêmicos e debilitados em geral (...) A forma mais recomendável de comer o repolho, especialmente quando se tem em vista efeitos curativos, é cru, picado bem fino, em saladas com suco de limão".

Dr. N. Walker ensina que: "A combinação de suco de repolho fresco e aipo é benéfica para amainar distúrbios intestinais".

O repolho é indicado contra abcessos, estimula o crescimento do cabelo, nas úlceras internas, enfermidades do estômago, nevralgias faciais e dentárias, gota e reumatismo, hemorróidas, distúrbios interstinais, cataplasma e tuberculose.

Estudos mostram que comer repolho mais de uma vez por semana, reduz a incidência de câncer de cólon em homens> (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ncer_colorretal) , em aproximadamente 65%.

Cru, em forma de suco ou salada, é particularmente potente e tem qualidades antiviral e antibacteriana. Acelera o metabolismo do estrogênio feminino promovendo proteção contra o câncer de mama e útero.

É uma fonte importante de vitaminas C e E, betacaroteno, folato, potássio, tiamina e fibras. Por ser um diurético potente, é largamente indicado nos regimes de emagrecimento, além do que cada 100 gr de repolho contém tão somente 25 calorias.

Um comentário:

Nágea Luiza Batista disse...

SALVE, MANO QUERIDO JÚLIO! EXCELENTE ESTE ARTIGO SOBRE O REPOLHO! E APROVEITO PARA LHE AGRADECER, DE CORAÇÃO, SEU COMENTÁRIO LÁ NO "A VERDADEIRA ORIGEM...", ONDE ME ALERTA SOBRE A CONJUGAÇÃO ERRADA DO VERBO REFLETIR. JÁ FIZ A CORREÇÃO, CONFIRA LÁ. FICO-LHE GRATÍSSIMA E ESPERO CONTINUAR MERECENDO SEMPRE ESSA SUA FRATERNA ATENÇÃO, DANDO UMAS ESPIADINHAS NO PORTUGUÊS DAS POSTAGENS QUE FAÇO, QUE SEMPRE ESCAPA ALGUMA COISA. VALEU, MANO!
MEU CARINHO ESPECIAL A VOCÊ!
QUE NOSSO PAI CONTINUE LHE ILUMINANDO SEMPRE E ABENÇOANDO!