sábado, 4 de dezembro de 2010

Estudantes do Livro Universo em Desencanto realizam 8ª Conferência Estadual de Cultura Racional em Aracaju (SE)

No próximo sábado, 11 de dezembro, acontece em Aracaju (SE), 8ª Conferência Estadual de Cultura Racional, organizada por estudantes do livro “Universo em Desencanto”. O evento vai ser realizado no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, situado à Rua Laranjeiras, s/nº, bairro Getúlio Vargas. A proposta é oferecer ao público participante palestras de estudantes experientes, que transmitam a beleza que é saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, através dos ensinamentos do livro “Universo em Desencanto”, buscando o entendimento sobre a origem do universo e seus habitantes. Os temas abordados são “A origem da humanidade”, “A mudança de fase da natureza”, “A causa da violência” e ”Os governos não são culpados pelo sofrimento do povo”. A conferência é aberta ao público e acontece das 17h às 21h. Para o coordenador estadual do evento, Marcos Lopes, a conferência é uma oportunidade para entender o comportamento dos seres humanos. “O evento é muito importante em termos de conhecimentos. Quem participa sai completamente transformado e passa a entender a sua origem, saber quem é, de onde veio e para onde vão”, diz o coordenador.

Para proferir as palestras, foram convidados estudantes experientes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, a exemplo da pedagoga Clarislene de Paula Domingues; do internacionalista Fabio Moreira, do advogado Belmiro Arruda Neto e da arquiteta Joacy Eneida Cortes.

Histórico da Cultura Racional

A Cultura Racional surgiu em 1935, quando o então espiritualista Manoel Jacintho Coelho passou a receber os ensinamentos do Racional Superior, uma entidade suprema do Mundo Racional, situado no além-cosmo, que foram publicados nos livros UNIVERSO EM DESENCANTO. O Racional Superior passou então a ensinar aos estudantes de onde vem o homem, para onde vai e o que ele é. Esses ensinamentos são obtidos através da Imunização Racional, que seria o conhecimento que libertaria as pessoas, através da leitura da obra transcendental, composta por de 1000 volumes.

A primeira sede da Cultura Racional foi no Rio de Janeiro (RJ), no bairro do Méier. Já em Belford Roxo (RJ) e na década de setenta atingiu o auge de sua popularidade, atraindo estudantes famosos, como por exemplo, Tim Maia, Procópio Ferreira, Orlando Silva e outros artistas.

Atualmente a Cultura Racional tem sua sede em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, chamada de retiro racional. Após a morte do mestre, em 1991, quem assumiu sua direção foi, Atna Jacintho Coelho, onde permanece até hoje.

Como o conhecimento é divulgado?

A organização conta hoje com mais de 15 mil seguidores, que são chamados de estudantes, vestem-se de branco, e cumprimentam-se com a expressão Salve! Os estudantes se encontram em datas especiais da Cultura Racional, no retiro racional, ou nas livrarias racionais. As livrarias estão espalhadas pela maioria das capitais brasileiras e servem como ponto de encontro dos estudantes e local de divulgação da obra, que hoje atinge milhões de pessoas no Brasil e no exterior. Essas livrarias são também bibliotecas, que funcionam para passar o conhecimento àqueles que não têm o poder aquisitivo para adquirir a vasta obra. Elas são administradas por voluntários e os estudantes associados dão uma pequena contribuição para sua manutenção. Há também artigos de papelaria e suvenires com a marca da Cultura Racional, além de CDs de música e DVDs de divulgação do conhecimento racional.

Para o coordenador estadual do evento, a Cultura Racional é um conhecimento vindo do nosso verdadeiro mundo de origem, o Mundo Racional e através desse conhecimento, as pessoas podem compreender melhor os seres humanos e os acontecimentos que permeiam a humanidade. “Através do estudo dos ensinamentos da Cultura Racional, pude me conhecer melhor e entender as coisas e as pessoas. Passei a ter equilíbrio físico e moral e financeiro”.

Maiores informações podem ser obtidas com os coordenadores do evento, através dos telefones (79) 9949-1274 (Marcos Lopes) e (79) 9859-8764 (André Costa). Sobre a Cultura Racional pesquise outras informações na internet através do site de busca Google.

Nenhum comentário: