No próximo sábado, 11 de dezembro, acontece em Aracaju (SE), 8ª Conferência Estadual de Cultura Racional, organizada por estudantes do livro “Universo em Desencanto”. O evento vai ser realizado no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, situado à Rua Laranjeiras, s/nº, bairro Getúlio Vargas. A proposta é oferecer ao público participante palestras de estudantes experientes, que transmitam a beleza que é saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, através dos ensinamentos do livro “Universo em Desencanto”, buscando o entendimento sobre a origem do universo e seus habitantes. Os temas abordados são “A origem da humanidade”, “A mudança de fase da natureza”, “A causa da violência” e ”Os governos não são culpados pelo sofrimento do povo”. A conferência é aberta ao público e acontece das 17h às 21h. Para o coordenador estadual do evento, Marcos Lopes, a conferência é uma oportunidade para entender o comportamento dos seres humanos. “O evento é muito importante em termos de conhecimentos. Quem participa sai completamente transformado e passa a entender a sua origem, saber quem é, de onde veio e para onde vão”, diz o coordenador.
Para proferir as palestras, foram convidados estudantes experientes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, a exemplo da pedagoga Clarislene de Paula Domingues; do internacionalista Fabio Moreira, do advogado Belmiro Arruda Neto e da arquiteta Joacy Eneida Cortes.
Histórico da Cultura Racional
A Cultura Racional surgiu em 1935, quando o então espiritualista Manoel Jacintho Coelho passou a receber os ensinamentos do Racional Superior, uma entidade suprema do Mundo Racional, situado no além-cosmo, que foram publicados nos livros UNIVERSO EM DESENCANTO. O Racional Superior passou então a ensinar aos estudantes de onde vem o homem, para onde vai e o que ele é. Esses ensinamentos são obtidos através da Imunização Racional, que seria o conhecimento que libertaria as pessoas, através da leitura da obra transcendental, composta por de 1000 volumes.
A primeira sede da Cultura Racional foi no Rio de Janeiro (RJ), no bairro do Méier. Já em Belford Roxo (RJ) e na década de setenta atingiu o auge de sua popularidade, atraindo estudantes famosos, como por exemplo, Tim Maia, Procópio Ferreira, Orlando Silva e outros artistas.
Atualmente a Cultura Racional tem sua sede em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, chamada de retiro racional. Após a morte do mestre, em 1991, quem assumiu sua direção foi, Atna Jacintho Coelho, onde permanece até hoje.
Como o conhecimento é divulgado?
A organização conta hoje com mais de 15 mil seguidores, que são chamados de estudantes, vestem-se de branco, e cumprimentam-se com a expressão Salve! Os estudantes se encontram em datas especiais da Cultura Racional, no retiro racional, ou nas livrarias racionais. As livrarias estão espalhadas pela maioria das capitais brasileiras e servem como ponto de encontro dos estudantes e local de divulgação da obra, que hoje atinge milhões de pessoas no Brasil e no exterior. Essas livrarias são também bibliotecas, que funcionam para passar o conhecimento àqueles que não têm o poder aquisitivo para adquirir a vasta obra. Elas são administradas por voluntários e os estudantes associados dão uma pequena contribuição para sua manutenção. Há também artigos de papelaria e suvenires com a marca da Cultura Racional, além de CDs de música e DVDs de divulgação do conhecimento racional.
Para o coordenador estadual do evento, a Cultura Racional é um conhecimento vindo do nosso verdadeiro mundo de origem, o Mundo Racional e através desse conhecimento, as pessoas podem compreender melhor os seres humanos e os acontecimentos que permeiam a humanidade. “Através do estudo dos ensinamentos da Cultura Racional, pude me conhecer melhor e entender as coisas e as pessoas. Passei a ter equilíbrio físico e moral e financeiro”.
Maiores informações podem ser obtidas com os coordenadores do evento, através dos telefones (79) 9949-1274 (Marcos Lopes) e (79) 9859-8764 (André Costa). Sobre a Cultura Racional pesquise outras informações na internet através do site de busca Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário