sexta-feira, 8 de junho de 2012

BENEFÍCIOS DO PAINÇO


O painço se destaca por ser considerado boa fonte de importantes nutrientes, entre eles manganês, magnésio, fósforo e de triptofano. Ele tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso é uma ótima alternativa para os celíacos. Por seu baixo teor de gordura, tem poucas calorias e fácil digestão. Confira abaixo uma seleção da nutricionista Flávia Morais sobre os benefícios do Painço:
Coração – o painço possui alto teor de magnésio, que colabora na redução da pressão arterial e redução do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.
Diabetes – o magnésio está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose. Além de boa fonte de magnésio o painço é boa fonte de fibras. As fibras auxiliam no controle da absorção da glicose e por isso, protegem contra a diabetes.
Ossos – alimentos fontes de fósforo, como o painço, são importantes para ossos fortes e resistentes.
Energia – a principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP e é dependente de fósforo, então o painço ajuda a melhorar o animo e combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.
Cálculos biliares – alimentos ricos em fibras, como o painço, podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.
Prevenção do câncer de mama – uma dieta rica em cereais integrais, por causa dos nutrientes antioxidantes e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. O painço tem ainda lignanas de efeito protetor contra o câncer.

Nenhum comentário: