Cultura Racional não é religião, no sentido de como conhecemos religião, criada pelo homem, se baseando em fatos imaginados ou pensados.
Cultura Racional se baseia na realidade da palavra escrita, e assim sendo basta o leitor ler e reler os Livros Universo em Desencanto que obterá todo o Conhecimento Racional, sem necessidade de frequentar religiões, seitas doutrinas ou quaisquer outros locais ou ambientes, sendo todos orientados em suas casas ou onde estiverem.
Quem se baseia em “exemplos”, “mestres” ou “ideais” são religiosos e a religião (criada pelo homem) só é boa para lapidar o ser humano, preparando-o para quando chegasse a Fase Racional, o ser humano estivesse em condições de se conhecer estudando a Cultura Racional nos livros UNIVERSO EM DESENCANTO.
Por a Cultura Racional ser uma cultura que transcende o saber humano é que o vivente no se basear somente na realidade da palavra escrita nos livros Universo em Desencanto, vai cada vez mais se desligando dos conceitos formados pelas duas energias, elétrica e magnética (pensamento e imaginação) e se ligando ao seu verdadeiro mundo de origem, o MUNDO RACIONAL.
No se ligar ao seu mundo de origem, o MUNDO RACIONAL, o vivente passa a raciocinar e não mais pensar ou imaginar e é onde o animal Racional deixa de ser animal (animados no mal) e passa a ser Aparelho Racional (aparelhados com o MUNDO RACIONAL) e depois RACIONAL puro, limpo e perfeito, no MUNDO RACIONAL.
Sendo assim, todos os estudantes de Cultura Racional não devem se basear uns nos outros ou na “figura” ou “imagem” de quem quer que seja, inclusive do autor do Livro (MJC) ou outro qualquer vivente e sim se basear somente na realidade da palavra escrita que é provada e comprovada na leitura da Obra Universo em Desencanto.
Quem se baseia em “fulano”, “beltrano” ou “cicrano” corre o risco de deixar de “seguir” “fulano”, “beltrano” ou “cicrano” e como tal faz da Cultura Racional uma religião (nos moldes daquelas criadas de baixo para cima, baseadas no pensamento e imaginação do animal Racional), pois não estudou o Conhecimento Racional de forma a desenvolver em si mesmo a IMUNIZAÇÃO RACIONAL, se libertando de todas as “amarras”, das ideias e conceitos desse mundo material em que vivemos.
Muitas vezes o autor do LIVRO (MJC) ou qualquer outro vivente que esteja com a Vidência Racional tem de “negociar” com os invisíveis e agir de forma não compreensível por aqueles que não possuem a Vidência Racional e sendo assim o vivente não se deve “basear” somente nas atitudes de tais pessoas e sim analisar e estudar o que falam e fazem a luz do Conhecimento Racional que está nos livros Universo em Desencanto.
Se estiver na dúvida entre o que o “Fulano” diz ou faz e o que o LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO diz, adote SEMPRE o que o LIVRO diz. Seja o “fulano” quem FOR!
O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO É SEU ÚNICO “MESTRE” E PROFESSOR.
É O LIVRO E VOCE.
É VOCE E O LIVRO.
E... NADA MAIS, até a IMUNIZAÇÃO RACIONAL.