quinta-feira, 7 de maio de 2009

Flamengo é Bi-Tri-Vice!

            A torcida do Flamengo, empolgada com a conquista do tricampeonato em cima do Botafogo, que ficou com o vice-campeonato pela terceira vez seguida, caiu de gozação em cima da torcida alvinegra, apregoando que o Botafogo é “tri-vice!”. Entretanto, a torcida botafoguense reagiu, lembrando que o Flamengo é “BI-TRI-VICE!”. No site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) é possível confirmar esta afirmação, conforme mostra a figura ao lado. O Fla foi vice em 82, 83 e 84, perdendo respectivamente para o Vasco e Fluminense (dois anos seguidos) e depois em 87, 88 (duas vezes para o Vasco) e 89, quando o Botafogo foi campeão “INVICTO” em cima do Flamengo, sagrando-se BICAMPEÃO no ano seguinte, em cima do Vasco.

O MAIS ANTIGO DO BRASIL – Além disso, relatam os torcedores, o Botafogo – e não o Flamengo – é o clube de futebol e regatas em atividade mais antigo do Brasil, tendo sido fundado em 1º de julho de 1894 (o Fla foi fundado em 1895), ainda com o nome de Club de Regatas Botafogo. Depois, fundiu-se ao Botafogo Football Club e passou a ostentar o nome atual de Botafogo de Futebol e Regatas. O apelido “Glorioso”, vem de seu passado de glórias, imortalizado no hino do clube, composto pelo inesquecível Lamartine Babo, que compôs os hinos de todos os clubes cariocas. Curiosamente, o Flamengo é o único que não usa a música de Lamartine Babo como seu hino oficial.

O ÚNICO CAMPEÃO DE TRÊS SÉCULOS – Como o clube mais antigo do Brasil, o Botafogo é o único clube brasileiro que foi campeão em três séculos: XIX, XX e XXI, com o título carioca conquistado em 2006.

O MAIOR CELEIRO DE CRAQUES DA SELEÇÃO CANARINHO – O Botafogo é até hoje o clube que mais cedeu seus jogadores para a seleção brasileira de futebol e para as copas do mundo, entre eles, craques como Nilton Santos, Jairzinho, Paulo Cesar Caju, Roberto Miranda, Gerson, Marinho Chagas, Túlio Maravilha, Donizete e Gonçalves, isso sem falar no inesquecível Mané Garrincha, reverenciado mundialmente.

O ESCUDO MAIS BONITO DO MUNDO – O escudo do Botafogo foi escolhido por uma equipe de jornalistas e designers gráficos selecionada pelo Jornal Lance, do Rio de Janeiro, como o mais bonito do mundo, concorrendo com emblemas de 128 clubes de 45 países. Esse título, só o Botafogo tem!

Nenhum comentário: