sábado, 9 de julho de 2011

Invenção japonesa, máquina transforma plástico em petróleo

Há muito tempo as sacolas plásticas são motivos de total desprezo por parte dos ambientalistas de todo o mundo. Os motivos para esse repúdio são diversos: o tempo de demora na decomposição do material (mais de cem anos) e a utilização do petróleo (fonte não renovável de energia) como matéria-prima para sua composição. Mas, se depender de um japonês chamado Akinori Ito, esses problemas estão com os dias contados.
Recentemente esse sagaz japonês desenvolveu uma máquina capaz de fazer o caminho inverso da fabricação de plásticos: ela transforma qualquer material plástico em petróleo novamente. O processo funciona mais ou menos assim: a máquina possui um aquecedor elétrico capaz de processar polietileno, poliestireno e polipropileno (tipos 2-4). Então, o plástico transforma-se em gás de petróleo e que posteriormente refinado pode vir a ser querosene ou gasolina ou diesel e alimentar geradores ou fornos e até mesmo abastecer o motor de veículos.
De acordo com os pesquisadores, a máquina é capaz de gerar um litro de petróleo a partir de um quilo de plástico e durante seu processo não emite CO2, o que aumenta ainda mais seu fascínio. E segundo alguns sites, a máquina pode ser adquirida através da empresa Blest H por aproximadamente 9.500 dólares.

Um comentário:

Cláudio disse...

olá!
da uma olhada nesse video... é perfeito....o mais contundente q vi por video, depois dos ao vivo..rs
abraços.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/moradores-contam-ter-visto-suposto-objeto-voador-nao-identificado-em-sp.html