quarta-feira, 21 de março de 2012

Jimmy Page, guitarrista líder do Led Zeppelin, recebe o livro Universo em Desencanto

Jimmy Page ao centro, com o livro Universo em Desencanto, ladeado por
integrantes do grupo Black Dog, criado em homenagem ao Led Zeppelin
Iniciativa de presentear o músico com o primeiro volume em inglês da obra foi do grupo carioca de rock Black Dog, cover da extinta banda britânica Led Zeppelin, liderada por Jimmy Page.

Ives Pierini e seu irmão Christian, que fazem parte da banda de rock Black Dog (Cachorro Preto), cover do grupo inglês de hard rock Led Zeppelin, tiveram uma rara oportunidade que todo fã sonha um dia. Eles e os demais integrantes da banda foram convidados a conhecer pessoalmente o lendário guitarrista Jimmy Page, líder do Led Zeppelin, em sua visita ao Rio de Janeiro, no dia 29 de novembro de 2009. Ives e Christian são estudantes da Cultura Racional, dos Livros Universo em Desencanto e colaboradores do Projeto 1935, o qual também inclui a cantora Denise Muller. O projeto foi criado para compor, produzir e gravar músicas com letras abordando temas racionais, uma vez que, desde Tim Maia, ainda não haviam sido criadas canções racionais em estilo e ritmo apropriados ao gosto musical dos roqueiros e afins. Para ouvir (e baixar) as músicas racionais do Projeto 1935, acesse o link: http://www.reverbnation.com/projeto1935.
 Page e sua esfuziante guitarra, nos áureos
tempos do Led Zeppelin, que teve pontuada
a sua carreira com a clássica "Stairway
to heaven", hino da juventude dos anos 70.
 
Sobre a visita a Jimmy Page, assim fala Ives Pierini: “Decidimos dar de presente ao Jimmy um exemplar do primeiro volume em inglês do livro Universo em Desencanto e, como esperávamos, ele curtiu muito o presente, pois se sabe que ele se interessa por temas que a Cultura Racional esclarece em seu conteúdo. Foi uma tarde inesquecível”, revelou, após o contato do grupo com a figura marcante do veterano guitarrista. O encontro foi registrado, cuja foto exibimos para a posteridade aqui no blog.  Page e sua esfuziante guitarra, nos áureos
tempos do Led Zeppelin, que teve pontuada a sua carreira com a clássica "Stairway to heaven", hino da juventude dos anos 70.
Na ocasião, Jimmy Page estava no Rio para tocar num show realizado no auditório da Escola Britânica (British School), na Urca, visando arrecadar fundos para a Casa Jimmy, instituição que ele criou aqui no Brasil, que ajuda jovens carentes e adolescentes grávidas no bairro carioca Santa Teresa. Também tomaram parte do show Pepeu Gomes, dos Novos Baianos, e George Israel, do Kid Abelha, além das bandas formadas por alunos da escola. Pepeu havia tido a oportunidade de conhecer o ex-Led Zeppelin nos bastidores do Rock in Rio 2001.
Sobre o Black Dog, considerado pelo público carioca uma das melhores bandas cover do Led Zeppelin, conta a história que o grupo surgiu em meados de 1995, quando alguns amigos despretensiosamente resolveram tocar alguma coisa, e essa "coisa" foi justamente Led Zeppelin. Em 1999, depois de passar por mudanças em sua formação, a banda fez vários "tours" arrasadoras pelo Rio, entre 1999 e 2002, , espalhando o nome Black Dog por todo o "underground" carioca, incluindo no seu repertório mais um clássico: Deep Purple.
Em 2002, a banda deu o pontapé inicial no seu trabalho próprio. Fernando Barreto "tirou da manga" algumas de composições, inspiradas basicamente no repertório setentista, que condiz exatamente com o que a banda já mostrou que sabe fazer. Em 2003, ainda sob o nome Black Dog, a banda faz um tour, incluindo também a região sudeste, em especial Minas e São Paulo, lançando seu primeiro single: I Don´t Care, I Don´t Mind, com composições em português e inglês. Com a chegada de mais composições, a banda entrou em estúdio em 2004, para gravar seu novo trabalho, adotando para este o nome "Cachorro Preto", devido a vários fatores, dentre eles a existência de outras mil bandas chamadas "Black Dog", e visando também uma maior identificação com o cenário do rock brasileiro atual.
Finalmente, em 2005, com nova formação e em consequência destas mudanças, o Black Dog, ou Cachorro Preto tem agora, seu vasto repertório, que beira cinco horas de rock & roll, dividido em dois shows: O tributo a Led Zeppelin e Deep Purple com Black Dog e o show com composições da própria banda Cachorro Preto. O Black Dog/Cachorro Preto é formado por Fernando Barreto – vocal e guitarra; Daniel Lamas – guitarra, teclados e voz; Ives Pierini – baixo e voz; e Christian Pierini – Bateria. Além do Black Dog/Cachorro Preto, Chistian e Ives Pierini também participam do grupo Cactus Peyotes, banda de hard rock clássico, típico dos anos setenta, imortalizado por nomes como Uriah Heep, Captain Beyond e Scorpions, em que as guitarras não são violentas, possuindo a desenvoltura necessária com força, mas sem agredir os ouvidos. Os teclados são dignos de destaque, executando bases e solos com timbres interessantes.

Nenhum comentário: