Prejuízo aos
poupadores não foi divulgado pela imprensa, mas muitos usuários do banco
ficaram prejudicados.
No último dia 10 de maio, quinta-feira,
o Banco do Brasil realizou várias alterações no sistema de caderneta de
poupança, segundo informações dadas pelo banco aos poupadores, visando
implantar novos programas de gerenciamento do mesmo em todo o Brasil. Entretanto,
as mudanças foram executadas e implantadas sem que houvessem sido feitos testes
preventivos, o que acabou causando uma pane geral no sistema, fazendo com que o
dinheiro simplesmente “desaparecesse” das contas dos clientes.
Um desses clientes, quando foi fazer
compras num supermercado, ao pagar com o cartão de débito fornecido pelo banco,
o mesmo simplesmente não foi aceito na operação. Por sorte, o cliente possuía
dinheiro em espécie para efetuar o pagamento, senão teria que deixar as compras
no caixa. Sem entender o que estava acontecendo, o correntista foi até uma
agência do BB, mas não conseguiu fazer nenhuma operação nos terminais de autoatendimento
(caixas eletrônicos).
O jeito então foi procurar
atendimento no interior da agência. Mas, para surpresa de muitos clientes, os
atendentes estavam informando que TODAS AS OPERAÇÕES DE CADERNETA DE POUPANÇA
ESTAVAM PARALISADAS! Com isso, as pessoas ficaram sem poder retirar dinheiro de
suas contas e não havia qualquer previsão de quando o sistema seria normalizado.
Muitas pessoas lembraram-se dos tempos do ex-presidente Fernando Collor, quando
as poupanças foram confiscadas. O fato estava ocorrendo em todo o Brasil, pois segundo
informações colhidas pela nossa reportagem, muitas pessoas estavam ligando para
o telefone 0800 do BB para consultar o saldo e sendo informadas de que o mesmo
estava zerado, mesmo os clientes sabendo que tinham valares depositados em suas
contas.
O mais interessante é que, apesar
de ser um evento de alcance nacional, que prejudicou milhões de poupadores em
todo o Brasil, nada foi noticiado pela grande imprensa do país, nem sequer uma
nota nos jornais, rádios, TVs e internet. Será que os grandes jornais fizeram
"pacto de silêncio" para beneficiar o "bancão" do governo,
grande anunciante dos órgãos de comunicação?
Indagado através de seu perfil na
rede social Facebook, o Banco do Brasil informou que houve uma
indisponibilidade temporária no sistema de poupança, mas que as principais
funcionalidades já haviam sido restabelecidas na tarde desta sexta, 11, e que todas
as movimentações estavam sendo devidamente regularizadas. Entretanto, até o
início da noite, muitos clientes continuavam sem poder retirar dinheiro de suas
contas e não conseguiam saber nada sobre o saldo de seus depósitos na poupança.
Espera-se agora que o banco venha a público manifestar-se através de comunicado
oficial, no intuito de melhor esclarecer seus clientes.
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