quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um líquido dourado já tem eficiência comprovada


Outro alimento que também foi parar nos laboratórios é o óleo de peixe. Não pode ser chamado de remédio. Trata-se de um suplemento alimentar que ajuda a controlar a hipertensão. A descoberta veio com os esquimós. A população que se alimentava basicamente de peixe quase não apresentava problemas cardíacos. E com as cobaias em laboratório, o resultado não foi diferente.
A pesquisa da nutricionista Mariana Catta Preta é mais uma comprovação do efeito do produto no controle da hipertensão. O óleo é vendido em cápsulas. A dose diária varia de duas a seis, de acordo com a orientação médica.
O óleo ou o próprio peixe. Uma posta de mais ou menos cem gramas é o suficiente para substituir uma cápsula de óleo de peixe. Mas o alimento tem uma vantagem: o sabor.
"A base da dieta do hipertenso dever ser peixes como salmão, sardinha, arenque, atum", diz a nutricionista. Esses peixes são ricos em ômega 3. "O ômega 3 é antiinflamatório, evita que a gordura se forme dentro dos vasos e, com isso, ajuda no controle da hipertensão".
Se for usar óleo, o hipertenso deve optar pelo de canola, outra fonte de ômega 3. Só duas colheres de café de sal por dia. A nutricionista ensina truques para a comida não perder o sabor: "Temperos alternativos, como alecrim, mostarda e limão, dão sabor ao alimento sem acrescentar sódio. Porque o grande problema do hipertenso é o sódio e não o sal".
O sódio é o grande vilão. "Água com gás e suco de tomate, por exemplo, contêm sódio. Então, precisamos tomar um pouquinho de cuidado. Ao comprar os alimentos, olhe o rótulo e veja quantos miligramas de sódio tem na sua composição", orienta a nutricionista.
A regra é uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras. Pães integrais, farelo de trigo, aveia e linhaça são permitidos. Leites, iogurtes e queijos desnatados. Abuse de frutas e verduras. A mesa pode ser farta. E quem disse que remédio tem ser amargo? Um bom prato de comida – saudável e na medida certa – pode ser um anti-hipetensivo saboroso.

Nenhum comentário: