segunda-feira, 25 de junho de 2012

BENEFÍCIOS DO GUARANÁ EM PÓ


O Guaraná é uma planta originária da Amazônia cujas propriedades energéticas e tônicas já eram conhecidas pelos nativos Maués, que o utilizavam antes de irem às lutas e em longas caminhadas para aumentar a resistência à sede, calor e fadiga. As propriedades energéticas e tônicas do Guaraná devem-se principalmente às metil-xantinas presentes em suas sementes, predominantemente a cafeína (trimetil-xantina).
Estes compostos possuem um efeito pronunciado sobre o metabolismo celular, estimulando os processos bioquímicos associados à musculatura e ao sistema nervoso central. Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A. A semente de guaraná moída é tradicionalmente utilizada como fonte de energia, muito útil para acabar com a sensação de fadiga causada pelo esforço intelectual e físico.
Ação do Guaraná em Pó: O guaraná em pó possui uma das maiores concentrações de cafeína que se conhece. Tanto é assim que, há 15 anos, era indicado no tratamento de crianças hiperativas em vez da ritalina e dos antidepressivos que se receitam hoje. Provavelmente, porém, como todas as substâncias naturais, deve possuir outros componentes ativos e nem todas as pessoas respondem da mesma forma ao seu uso.
Importante: como seus efeitos duram aproximadamente seis horas, o ideal é que se ingira o guaraná em pó pela manhã, a fim de não perturbar o sono noturno. Quanto a este fator, existe o risco do indivíduo, ao ter o sono comprometido, ingerir nova quantidade pela manhã, em busca de um vigor que não foi recuperado à noite. Assim, tal atitude pode se tornar uma constante no dia a dia do sujeito, propiciando um quadro de dependência física e psicológica, apresentando ao indivíduo irritabilidade e dor de cabeça quando não há o consumo do guaraná. 

Nenhum comentário: