Sites simples são motivos de buscas constantes como: Orkut, UOL, Terra, MSN, Hotmail.
Veja as palavra mais pesquisadas por um site "desconhecido" chamado Google desde 2004 até 2008:
1º ORKUT
Julio Cesar de Carvalho (Foto), jornalista profissional, atualmente residente em Bom Jardim (RJ), onde atua como Redator e Gerente Administrativo do Jornal Mais (www.jornalmaisbjnf.blogspot.com), oferece-se para trabalhar como free lancer (frila) em outros órgãos de imprensa da região e de outras cidades, onde possa ter seus trabalhos publicados.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Possui experiência de mais de mais de 30 anos atuando em órgãos de imprensa – jornais, revistas, house organs, assessoria de imprensa, rádio, televisão e internet – da região serrana fluminense. Possui registro como jornalista e repórter fotográfico no Ministério do Trabalho, sendo ainda membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
COLABORAÇÃO EM JORNAIS – Começou a trabalhar na área jornalística no ano de 1975, inicialmente como colaborador do house organ O Marreta, do extinto grupo empresarial SCF (Sotec-Cadima-Frimeta), de Nova Friburgo (RJ). A partir de 1985, passou a colaborar com o Jornal Racional e O Plantão, ambos de Nova Iguaçu (RJ) e depois no Jornal da Serra (Nova Friburgo) e Manchetes, de Duas Barras (RJ). Depois, em 1990, colaborou no Jornal da Construção, Jornal de Conselheiro e Folhetim Municípios e Folhetão, todos de Nova Friburgo e Jornal de Bom Jardim (RJ).
PROJETOS PESSOAIS – Em 1991 iniciou uma série de projetos pessoais, tendo publicado os jornais Século 21, Roteiro Alternativo, Folha do Cêfel, Planeta Geário, Classishopping, Jornal da Cidade, Conselheiro Shopping News, City Shop, entre outros.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – A partir de 1995 passou a atuar como Jornalista e repórter fotográfico na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo. Paralelamente, trabalhou também no jornal A Voz da Serra (Nova Friburgo) Colaborou ainda como free lancer para os jornais O Dia (Rio de Janeiro), além de ter suas matérias publicadas em jornais como Tribuna de Petrópolis (RJ), Top News (Teresópolis-RJ), O Fluminense (Niterói-RJ), Panorama (Nova Friburgo-RJ) Jornal da Região (Cantagalo-RJ) e Hora do Povo (São Paulo-SP).
REVISTAS – Colaborou com artigos para as revistas Expansão Municípios (Rio de Janeiro-RJ) e Click Fashion (Nova Friburgo-RJ).
RÁDIO E TV – Escreveu noticiários para o Informativo Municipal da Prefeitura de Nova Friburgo, para as rádios Sucesso FM, Caledônia FM e Friburgo AM. Participou ainda de entrevistas e programas nas rádios Alternativa FM e Racional FM (Bom Jardim) e Comunidade FM (Nova Friburgo) e colaborou com o informativo da TV Mais (Bom Jardim).
INTERNET – Como webdesigner, construiu diversos sites, como Brasil Net Models, Alto Astral Inn, The Relationship between Rational Culture and Ufology, etc. Atualmente, mantém o blog do Jornal Mais (www.jornalmaisbjnf.blogspot.com) e seu próprio blog (www.blogdokzar.com.br).
PROPOSTA DE TRABALHO – Oferece-se para trabalhar como free-lancer (frila), para jornais da região, do estado e de todo o Brasil, mediante pagamento por matéria, artigo, editorial ou crônica encomendada pelo editor ou através de envio espontâneo que seja aproveitado.
Os preços dos serviços cobrados por matéria ou lauda de computador, digitada no programa Word. Todo contato entre o jornalista e redação será feito por e-mail ou telefone. O envio de material poderá ser feito através de e-mail ou FTP. Em caso de saída para cobertura de eventos na mesma cidade, será solicitado adiantamento de 50% do serviço. Para eventos fora da cidade, será incluído ainda o valor de deslocamento, alimentação e hospedagem. Os valores correspondentes serão depositados na conta-poupança do repórter.
Antes de ser contratado como “frila”, o repórter poderá enviar sem compromisso, matérias esporádicas para avaliação, podendo as mesmas ser publicadas sem custo, a título de “colaboração”. Em caso de interesse de contratação dos serviços, o veículo de comunicação deve entrar em contato com o repórter, através do e-mail e telefone abaixo:
Julio Cesar de Carvalho – Jornalista e Repórter Fotográfico.
Registro no MTE nº 21974L128F036
Endereço Postal: Rua Graciano Cariello, 17 – Bem-te-vi
CEP 28660-000 Bom Jardim – RJ.
Telefones: (22) 9203-1798 / 8827-3673
E-mail: juliocesar.decarvalho@gmail.com,
Blog: www.blogdokzar.blogspot.com.
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Uma gripe até agora desconhecida matou até 60 pessoas no México e também foi registrada nos Estados Unidos, onde oito pessoas foram contaminadas, mas se recuperaram, disseram autoridades sanitárias na sexta-feira. O governo mexicano informou que pelo menos 20 pessoas morreram por causa da doença na região central do país, inclusive na capital, e que o vírus pode ser responsável por mais 40 mortes ainda não esclarecidas. Ao todo, o país tem mais de mil casos suspeitos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que exames em 12 pacientes mexicanos demonstraram que o vírus é geneticamente igual ao de 8 pacientes na Califórnia e no Texas. Esse vírus, uma nova cepa da gripe suína, foi batizado de H1N1. "Nossa preocupação cresceu em relação a ontem", disse a jornalistas o diretor interino do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA, Richard Besser.
As autoridades globais consideram, no entanto, que não há motivo para declarar pandemia (epidemia global). "Até agora não houve nenhuma mudança no nível de ameaça pandêmica", disse Besser. Mas o fato de haver contágio direto entre humanos gera temores de um grave surto, e o governo mexicano cancelou as aulas para milhões de crianças na capital e arredores. Todos os grandes eventos públicos, como shows, foram suspensos na Cidade do México.
Uma análise mais atenta mostrou que a doença é uma mistura até então inédita de vírus suínos, humanos e aviários, segundo o CDC. A maioria dos mortos mexicanos tinha entre 25 e 45 anos, o que é preocupante, segundo uma autoridade local. A gripe comum (sazonal) costuma ser mais letal entre pessoas muito jovens e muito idosas, e a principal característica das pandemias é que elas afetam jovens adultos saudáveis.
O ministro da Saúde, José Angel Córdova, disse que o México tem um estoque suficiente de medicamentos antivirais para combater o surto por enquanto. A OMS disse que o vírus parece suscetível ao medicamento Tamiflu (oseltamivir), da Roche, mas não a drogas antigripe mais antigas, como o amantadine. "Nas últimas 20 horas, menos casos sérios da doença e menos mortes foram relatadas", disse Córdova a jornalistas. Humanos eventualmente contraem a gripe suína de porcos, mas é raro que haja transmissão entre pessoas.
TARDE DEMAIS
Besser disse que provavelmente é tarde demais para conter este surto. "Há coisas que vemos que sugerem que a contenção não é muito provável", disse ele. Uma vez que a doença se alastra para fora de uma área geográfica limitada, o controle fica muito difícil. Mas o CDC e a OMS disseram que não há razão para evitar viagens ao México, Califórnia e Texas. A gripe comum mata de 250 mil a 500 mil pessoas por ano em média, mas a temporada da gripe na América do Norte já deveria estar terminando.
O governo dos EUA diz estar acompanhando de perto os novos casos. "A Casa Branca está levando a situação a sério e monitorando eventuais novos fatos. O presidente (Barack Obama) tem sido totalmente informado", disse uma fonte do governo. As autoridades mexicanas alertaram as pessoas a não se cumprimentarem com beijos e apertos de mão, e a não compartilharem alimentos, copos e talheres. O vírus da gripe pode ser transmitido pelas mãos, e lavá-las com frequência é uma das formas mais eficazes de prevenir o contágio.
A epidemia assustou a população da Cidade do México, que tem 20 milhões de habitantes e é uma das maiores metrópoles mundiais. Uma farmácia esgotou seus estoques de máscaras cirúrgicas, depois de vender 300 em um só dia. "Estamos assustados porque dizem que não é exatamente uma gripe, é um outro tipo de vírus, e não estamos vacinados", disse a funcionária pública Angeles Rivera, que teve de retirar seu filho de uma creche que foi fechada.
Trata-se de um vírus do tipo influenza-A, batizado de H1N1. Ele contém DNA de vírus aviários, suínos e humanos, inclusive elementos de vírus suínos europeus e asiáticos, segundo o CDC, que já está preparando uma vacina. Os cientistas estão trabalhando para entender por que houve tantas mortes no México, enquanto as infecções nos EUA parecem menos malignas, segundo Besser.
O CDC promete divulgar boletins diários (em inglês) pelo site http://www.cdc.gov/flu/swine/investigation.htm. A última pandemia de gripe aconteceu em 1968, quando a gripe "Hong Kong" matou cerca de 1 milhão de pessoas no mundo todo.
(Reportagem adicional de Stephanie Nebehay em Genebra e Maggie Fox em Washington)
Infelizmente, os fatos citados abaixo acontecem com muita freqüência e muitas vezes, entre pessoas conhecidas e até entre parceiros de trabalho.
Numa tarde de sexta-feira, recebi um telefonema de um amigo me convidandoPorém, como também gosto de saber o que estão falando da Cultura Racional fora do nosso país, entro nos sites de busca em inglês, onde digito “Rational Culture” e “Universe in Disenchantment”. Também desta forma tenho encontrado muitos sites feitos por estudantes brasileiros, que se aventuram a escrever em inglês, sem contudo, terem o conhecimento básico do idioma. Procedendo assim, também incorrem no mesmo erro daqueles que falam da Cultura Racional sem conhecer, pois acabam passando para si mesmos atestados de “um completo analfabeto do idioma inglês”.
Senão, vejamos um comentário postado no site americano Portal Of Evil (Portal do Mal) - www.portalofevil.com:
“Rational Culture: Universe in Disenchantment – The home page of a Brazilian UFO cult. The broken English does not help in trying to decipher what they're trying to say, but it has something to do with the RATIONAL SUPERIOR, an E.T. who will help us stop violence and disease on Earth”.
TRADUÇÃO – “Cultura Racional: Universo em Desencanto – A home page de um culto brasileiro aos OVNIs. O inglês “ruim” (broken english) não ajuda ao tentar decifrar o que eles estão querendo dizer, mas tem alguma coisa a ver com o RACIONAL SUPERIOR, um extraterreno que nos ajudará a parar com a violência e o mal na Terra”.
Este fato ocorre, porque alguns estudantes webdesigners, na ânsia de colocar o site em outros idiomas que não dominam bem, usam softwares tradutores, como o conhecido Globalink Power Translator. Este é sem dúvida, um programinha muito bom, mas que não é “inteligente”, ou seja, para citar apenas um exemplo, a palavra “desencanto”, ele entende como a primeira pessoa singular do presente do indicativo do verbo “desencantar” e não o substantivo masculino sinônimo de “desencantamento”, que significa “ato ou efeito de desencantar”.
Assim, ao traduzir “Universo em Desencanto”, o Power Translator verterá para o inglês como “Universe in I Disenchant”. Um cidadão americano ou inglês, ao ler isso, estará lendo “Universo em EU DESENCANTO (!?)...”. A tradução correta é “Universe in Disenchantment”. Fora esse, tem muitos erros de tradução em dezenas de sites de divulgação da Cultura Racional na internet!
Portanto, meus irmãos, eu sugiro que procuremos corrigir o mais breve possível esses erros e a partir daí, tomar muito cuidado com o que divulgamos na internet, principalmente com a Cultura Racional, que é “do Brasil para o resto do mundo”. E o resto do mundo, em sua grande parte, fala ou entende inglês. Então, nós é que precisamos tomar cuidado com o que estamos divulgando para o mundo inteiro ver.
Espero com isso ter dado a minha modesta contribuição para aprimorarmos a nossa comunicação com outros povos, principalmente, os de língua inglesa. No que precisarem de minha ajuda, podem contar comigo.
Julio Cesar de Carvalho (Jornalista e estudante da Cultura Racional desde 1982).
Quem já ouviu falar do Codex Alimentarius levante a mão!! Provavelmente muitos poucos erguerão seus braços para contestar a nova legislação alimentar global que passará a valer oficial e plenamente a partir de 31 de dezembro de 2009. Infelizmente nenhum meio de comunicação está ciente – ou não quer que o povo esteja ciente – deste novo corpo de regras e legislações que definirá de uma vez por todas de que lado samba a elite da elite do planeta. Querem normatizar e regular os transgênicos, irradiação de alimentos, hormônios de crescimento animal, e pior ainda, fixarem limites para determinadas vitaminas e minerais, e impor regras e restrições aos praticantes de medicina natural. Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) já "caçou" alguns ativistas da medicina alternativa e natural.
Para compreender plenamente o assunto CODEX ALIMENTARIUS, você deve saber algo sobre CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS (Monsanto, Bayer, Basf, Nestlé, Syngenta, Shell, Dupont...), ORGANISMOS INTERNACIONAIS (ONU, OMC, OIT, FAO, OMS...), ORGÃOS PÚBLICOS (Anvisa, Ministério Agricultura, Inmetro, CntBIO...), ASSOCIAÇÕES DUVIDOSAS DA SOCIEDADE CIVIL (ongs criadas por empresas privadas para se apropriar do discurso ambiental... um exemplo: A Associação Nacional de Defesa Vegetal (www.andef.com.br), CRISE MUNDIAL DOS ALIMENTOS (transgênicos, biocombustíveis...), SOBERANIA e SEGURANÇA ALIMENTAR (procurem a diferença...), AGROBUSINESSCIENTIFICISMO e TECNOCRACIA...
CONHECE O CODEX ALIMENTARIUS? INFORME-SE! SUA SAÚDE ESTÁ EM JOGO! Procure “nutricídio” no googlevideo ou veja o vídeo em
http://video.google.com/videoplay?docid=4180896617458159116&hl=pt-BR.
SAIBA MAIS EM: www.pensarecomer.blogspot.com.
PESQUISE: www.codexalimentarius.net.
Pesquise "codex alimentarius" e entre nos sites federais, nas agências internacionais, nos sites de agrobusiness, a todos que interessam estas informações circulam, menos para a população em geral.
As garças brancas do mar, não tardam a chegar, anunciando riquezas, fortuna e bem-estar para todos que navegam com o leme real, que é o leme Racional, brilhando cada vez mais, multiplicando o brilho com os gorjeios desta maré, que enche sempre para conservar todos de pé.
Gritos de alegrias, gritos de satisfações, hão de murmurar consigo mesmo e dizerem: “– Até que chegou o dia da satisfação de todos”.
Portanto, EU, o RACIONAL SUPERIOR, brilhando sempre as garantias do triunfo Racional, e provando com o decorrer dos dias, tudo o que EU falo, tudo o que EU prometo, todas essas mensagens para o bem de todos e da coletividade em geral. Muitos querem e na têm, por não conhecerem o RACIONAL SUPERIOR, mas terão, com o conhecimento universal, que é o Livro que todos esperavam, UNIVERSO EM DESENCANTO. Portanto, sejam persistentes para o bem de si mesmos.
Quando a IMUNIZAÇÃO RACIONAL dominar todos, quando estiverem por conta da IMUNIZAÇÃO RACIONAL, então sim, viverão todos para o bem, todos se compreendendo. A felicidade será geral, universalmente.
Aqui, todas as horas e todos os momentos são Racionais. O que é Racional é puro, é limpo, é perfeito em tudo. Portanto, quando as coisas assim são, a tranqüilidade deve ser reinante no coração de todo bom correligionário. O RACIONAL SUPERIOR derramando sempre o bálsamo da verdade das verdades, do bem-estar dos obedientes, pureza, riqueza e grandeza angelical, brilho de honra do pedestal Racional, da autêntica base suprema a tudo e a todos, que é a base Racional, de onde todos vieram e para onde todos irão.
CULTURA RACIONAL – UNIVERSO EM DESENCANTO – 1º VOLUME – RACIONAL SUPERIOR.
Por Ana Maria Rico - Psicóloga
Muito antes de ocorrer a separação física dos pais, ocorre a separação emocional que, em muitos casos, leva a desentendimentos, desencontros, quando não, às agressões físicas e à violência psicológica.
A criança que presencia estas cenas sofre muito, pois trata-se das pessoas que mais ama e necessita. Até mesmo bebês muito novos, embora não tendo compreensão da situação, conseguem captar a tensão do ambiente familiar e "saber" que algo está muito errado, expressando seus sentimentos através do choro e agitação, inclusive com alteração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial.
Em todos os casos, mesmo percebendo a infelicidade dos pais, a separação é sempre um impacto muito doloroso e profundo, que deixa marcas.
As crianças em idade pré-escolar parecem ser as mais atingidas aos efeitos negativos da separação, porque seu desenvolvimento cognitivo ainda não lhes permite compreender o que está acontecendo.
Assim, bebês até dois anos podem desenvolver atitudes mais medrosas e certa regressão, enquanto crianças de quatro e cinco anos podem fantasiar a separação como temporária, tal e qual quando brigam com seus amiguinhos e depois fazem as pazes. Mas, a criança de cinco e seis anos, tende a se sentir culpada, como se tivesse feito ou pensado algo muito errado e por isso os pais brigaram e vão se separar. Desenvolve, então, um sentimento de responsabilidade pela reconciliação dos pais, muitas vezes apresentando atitudes de autopunição, como se merecesse sofrer por ter falhado.
A criança em idade escolar tem compreensão melhor dos problemas paternos e das razões para a separação, embora muitas vezes sinta-se abandonada e com raiva deles. Em muitos casos, o rendimento escolar é prejudicado e surgem problemas de comportamento em casa e na escola, torna-se impulsiva, desrespeitando as regras familiares, ao mesmo tempo que demonstra maior dependência e ansiedade.
Os conflitos conjugais e a separação colocam os pais num tal estado de preocupação e perturbação, que fica difícil dar assistência emocional aos filhos, agravando ainda mais o desespero, a angústia e a insegurança deles.
O primeiro ano após a separação é o mais devastador e crucial para todos. Seja qual for a figura parental que obteve a custódia dos filhos, os problemas se acirram com muita intensidade até aproximadamente o segundo ano quando, então, podem começar a declinar.
É que com a separação, os pais encontram novos problemas e dificuldades ante a administração e adaptação da nova vida. Geralmente decai o orçamento doméstico o que acarreta mais mudanças significativas em todo o contexto familiar, intensificando a frustração, mágoa e raiva. O filho sente falta da presença da figura parental ausente, enquanto aquele que ficou com a custódia tende a ser mais frio e insensível com a criança, por vezes não impondo limites em seu comportamento ou, ao contrário, castigando-a por qualquer motivo pela dificuldade de se comunicar com ela e lhe dar apoio.
De um modo geral, as crianças podem ficar deprimidas, tristes, desobedientes, apresentar comportamentos mais agressivos e rebeldes, insônia, pesadelos, alterações do apetite, dificuldade de concentração e perda do interesse pela vida social.
· "O casamento é como uma longa viagem em um pequeno barco a remo: se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo; caso contrário, os dois afundarão juntos". (David Reuben).
E para que encontrem o equilíbrio de tudo, têm que conhecer a natureza e a fase natural da natureza, que é a FASE RACIONAL, a fase do raciocínio.
O pensamento parou de funcionar, porque terminou a sua fase; pararam as mentes, parou a regulagem e ficaram desregulados e depois de desregulados, a violência.
A causa da violência é a paralisação do pensamento, por a fase do pensamento ter terminado.
Enquanto o pensamento estava em vigor, dentro de sua fase, todos mais ou menos regulados. Depois que a fase terminou, todos completamente desregulados, porque na matéria tudo é assim: tudo que tem princípio tem fim.
E para haver a normalização e o equilíbrio de todos e de tudo, tem que conhecer a fase natural da natureza, que está em vigor, a FASE RACIONAL.
Terminou a missão do pensamento, nascendo na natureza, por circunstâncias naturais de sua evolução, a FASE RACIONAL.
Para da FASE RACIONAL haver a mudança de todos para o seu verdadeiro mundo, o MUNDO RACIONAL.
E por isso, o MUNDO RACIONAL é o mundo do raciocínio, o mundo do raciocínio é o MUNDO RACIONAL.
Terminou a fase do pensamento, daí gerou a violência.
A violência foi gerada mundialmente, por ter terminado a fase do pensamento.
O pensamento parou e gerou a violência.
Se o pensamento estivesse em função, o equilíbrio seria mais ou menos, como sempre foi antes da mudança de fase que foi em 1935.
De 35 para trás, o pensamento funcionava; então o equilíbrio era mais ou menos, todos mais ou menos equilibrados, havia respeito a tudo e a todos e o amor ao próximo.
De 1935 para cá o mundo entrou em convulsões. Convulsionou tudo de uma maneira assombrosa, como todos estão assombrados com os acontecimentos no mundo inteiro.
E a causa de tudo isto: o término da função do pensamento. Porque tudo na matéria é assim, o pensamento teve o seu princípio e teve que chegar o seu fim, como tudo na matéria é assim, tem princípio e tem fim.
Todos, para encontrar o equilíbrio, tem que se unir à natureza, à fase da natureza, à FASE RACIONAL, para o desenvolvimento do raciocínio, e tudo e todos ficarem equilibrados racionalmente.
E para o desenvolvimento do raciocínio é somente ler e reler a cultura dele, a CULTURA RACIONAL.
A cultura do raciocínio é a CULTURA RACIONAL.
De forma que a causa de todos os males universalmente, é o término da fase do pensamento.
Terminou a fase do pensamento. O pensamento paralisou. E o pensamento paralisado é a causa do desequilíbrio, é a causa de existir a violência que vem assombrando todos e apavorando todos nos últimos tempos, cada vez mais.
Tudo por que? Por ter terminado a fase do pensamento em 1935, passando o mundo por horas horríveis e terríveis, por momentos difíceis, por desconhecer a fase de recuperação, a FASE RACIONAL.
E assim, está aí como recuperar o equilíbrio perdido: o desenvolvimento do raciocínio.
Tudo chegando a seu tempo e à sua hora marcada.
Está aí a causa da violência e de tudo que está se passando e como endireitar todos e tudo, recuperando pela cultura da fase que está em vigor, a FASE RACIONAL.
Tudo isto, por desconhecerem as mudanças de fase da natureza.
Terminou a fase de animal Racional, que era a fase do pensamento e entrou a FASE RACIONAL, que é a natural da natureza.
E de forma que ninguém é culpado de tudo isto que está se passando no mundo e sim, a mudança de fase da natureza, desconhecida da humanidade, até que conheça, para recuperar o equilíbrio perdido.
Forçar a decisão do Carioca, com mais dois jogos de Maracanã lotado, foi ou não foi um grande negócio?
A impressionante apatia com que o Botafogo disputou a final da Taça Rio com o Flamengo deixou a grande maioria dos torcedores alvinegros revoltada com o “cheiro de armação” no ar. O time de Ney Franco entrou em campo totalmente desmotivado, nem parecia que estava disputando uma decisão. Nem parecia que no domingo anterior tinha goleado o Vasco por 4 a 0 na semifinal. O time limitou-se a se defender, deixando o Flamengo tomar todas as ações da partida, num domínio de mais de 60%! Isso numa final entre dois times grandes é incabível! O Botafogo apequenou-se e acovardou-se diante de sua imensa torcida e de um rival visivelmente fraco, que atacava sem nenhuma criatividade. Com certeza, o Botafogo poderia vencer facilmente o Flamengo, se entrasse em campo com outra mentalidade. A de ganhar também a Taça Rio e acabar de vez com essa história, conquistando duas taças num só jogo, dois coelhos numa só cajadada!
Mas não! O que ocorreu durante os 90 minutos da partida só fez confirmar as desconfianças do torcedor alvinegro. Ainda mais depois que boatos surgidos no sábado, véspera do jogo, deram conta de que os presidentes de Botafogo e Flamengo teriam sido vistos almoçando juntos em uma churrascaria. O que será que eles poderiam ter conversado? O cheiro de armação que começou no início da semana, tão logo foram definidos os finalistas da Taça Rio, aumentpu a partir deste boato. Muitos torcedores botafoguenses foram ao estádio para conferir, enquanto outros se sentaram em frente à televisão para ver o que ia acontecer. A suspensão pelo Tribunal da Federação, de dois jogadores do Botafogo – Juninho e Alessandro (depois adiada) e a escalação do árbitro Luiz Antonio, o Índio, para apitar a final da Taça Rio já eram fortes indícios de uma possível “armação”.
A torcida do Botafogo ficou apreensiva, pois sentiu que havia sido dado o recado. TINHA QUE TER FINAL, A PODEROSA REDE GLOBO QUERIA! Há muito dinheiro em jogo. No jogo de domingo, Maracanã lotado com quase 80 mil pagantes, a renda chegou perto de R$ 1,5 milhão! Mas, se na cabeça do torcedor botafoguense, o negócio era liquidar a fatura ganhando logo a Taça Rio e ser campeão direto – já que o alvinegro venceu o primeiro turno, a Taça Guanabara – na cabeça dos dirigentes dos clubes, da federação e da poderosa Globo, por que se contentar com R$ 1,5 milhão, podendo faturar quase R$ 5 milhões?! Isso só em renda, sem contar as verbas de publicidade e do direito de transmissão das partidas.
Entretanto, as más línguas diziam que os dirigentes dos dois clubes também poderiam estar envolvidos na tramóia. Afinal, o que está em jogo não é um simples troféu ou título de campeão, que depois ficam esquecidos em um canto. São milhões de reais, que ninguém é besta de dispensar assim. As suspeitas começaram a se confirmar quando começou o jogo. O Botafogo todo recuado, limitava-se a defender e a dar chutões para a frente. Reinaldo foi uma figura apagada durante todo o jogo. Vitor Simões viva tropeçando na bola e nas próprias pernas. A defesa alvinegra cometeu uma enorme quantidade de faltas na entrada da área, dando chances e mais chances ao Flamengo de marcar. Mas a pontaria do time rubro-negro estava muito ruim. Teve uma hora que eram 17 faltas do Botafogo e apenas cinco do Flamengo. Isso sem falar nos escanteios. O time da Gávea cobrou dezenas deles contra a meta de Renan, enquanto o Botafogo teve apenas dois durante todo o jogo.
E aí, como o Flamengo não marcava, um jogador alvinegro precisou fazer o que os rubro-negros não faziam e chutou contra a própria meta. Deliberadamente, marcou um gol contra. Que infelicidade! O Flamengo foi campeão com um gol contra, pois lhe faltou competência para vencer um adversário totalmente apático e entregue. Enquanto isso, nós torcedores ficamos aqui torcendo, que nem bobocas, enquanto “eles” enchem os bolsos com (nosso) dinheiro. Diz o ditado que “tudo acontece com o Botafogo”. Para o time alvinegro, tudo sempre foi mais difícil. Os erros da arbitragem sempre prejudicam o Botafogo em finais, principalmente, contra o Flamengo e o Corinthians – times de grande torcida. Mas desta vez a arbitragem parece que não teve participação. A não ser pelo fato de o juiz ter evitado dar cartão amarelo aos zagueiros alvinegros, apesar do grande número de faltas cometidas por eles, próximo à área. Será que combinaram isso com ele também?
E agora, vem aí a decisão em dois jogos do campeonato carioca. Não sabemos qual vai ser o comportamento do Botafogo nessas partidas. Será que agora vão resolver jogar? Sei, não! Se o Botafogo entregou o jogo domingo, pensando nos milhões, correu um grande risco. E agora tudo pode acontecer, principalmente, “garfarem” o alvinegro novamente. A torcida, embora revoltada, com certeza vai estar presente, embora alguns torcedores tenham dito que, em represália, vão boicotar a decisão. Mas muitos já avisaram que vão ao Maracanã só para protestar. Uns vão usar o costumeiro “nariz de palhaço”. Outros assistirão aos jogos “de costas para o campo”. Também haverá aqueles que irão pendurar faixas de cabeça para baixo, jogar moedas nos jogadores, chamá-los de mercenários, coisas do gênero. Nada disso vai adiantar, só vai botar mais lenha na fogueira e o homem, ambicioso como sempre, continuará a pensar só em dinheiro...